Pernambuco

ISOLAMENTO

Com 92% dos leitos de UTI ocupados, lockdown em PE ainda é insuficiente

Operação tenta fiscalizar descumprimento de medidas, mas taxa de isolamento no estado não aumentou

Brasil de Fato | Recife (PE) |
Nova quarentena é menos rígida, o que não tem sido suficiente para aumentar a taxa de isolamento social no estado - JC Mazella

Na última semana, Pernambuco entrou novamente em quarentena rígida. Diferente da quarentena de junho de 2020, quando apenas supermercados e farmácias funcionaram, as medidas são mais flexíveis desta vez, permitindo o funcionamento de outros serviços considerados essenciais, como bancos, lotéricas, clínicas, lojas de material de construção e de veículos. A intenção da quarentena, que vai até o dia 28 de março, é diminuir a sobrecarga da rede de saúde no estado, que tem hoje 92% dos leitos de UTI ocupados.

:: Receba notícias de Pernambuco no seu Whatsapp. Clique aqui ::  

Sem auxílio emergencial, sem barreiras sanitárias e sem fiscalização, as medidas são pouco efetivas. De acordo com o Mapa Brasileiro da Covid-19, a taxa de isolamento em PE neste fim de semana se manteve a mesma das últimas semanas, próximo aos 50%. Já durante os dias úteis, a taxa é ainda menor, próxima aos 35%. Só nessa segunda (22), o estado registrou 677 casos de covid-19 e 37 mortes. Agora, o estado totaliza 331.326  casos e 11.698 mortes por covid-19.

No último dia 19, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendou aos gestores de 25 municípios que reforçassem a fiscalização, a fim de diminuir eventos clandestinos e aglomerações. De acordo com a nota do MPPE, os órgãos devem destacar a obrigatoriedade do uso de máscaras em espaços de acesso ao público; proibir a realização de eventos, bem como a realização de shows, festas, eventos sociais de qualquer tipo, independentemente do número de participantes. As recomendações são para os seguintes municípios: Abreu e Lima, Igarassu, Araçoiaba, Garanhuns, Jaboatão, Buíque, Tupanatinga, Itaíba, Pedra, Betânia, Brejo da Madre de Deus, Moreno, Jataúba, Moreilândia, Água Preta, Santa Maria da Boa Vista, Paulista, Ouricuri, Santa Cruz, Santa Filomena, São José do Egito, Santa Terezinha, Caruaru, Cabo de Santo Agostinho, Altinho e Gravatá.

A fiscalização das medidas está sendo feita pela Operação Quarentena, que tem o intuito de executar as medidas mais rígidas e tentar diminuir o número de pessoas transitando nas cidades. A ação contará com 4.990 profissionais, envolvendo policiais militares, bombeiros militares, policiais civis e membros da Secretaria de Defesa Social (SDS). 

UTI’s e Vacinas

O Comitê de Enfrentamento à Covid-19 se reuniu novamente nesse domingo (21). Ao longo do mês de março, foram criados 383 leitos de UTI em 14 municípios, do Litoral ao Sertão. De acordo com o governador Paulo Câmara (PSB), a previsão é de que, nas próximas semanas, ainda sejam abertos mais 200 leitos de UTI.

O governador reforçou o pedido para que a população siga os protocolos sanitários. “Mesmo com todo o esforço, nosso sistema está no limite e precisamos frear a aceleração da doença. Evite sair de casa e, se for muito necessário sair, use máscara o tempo todo”, frisou. 

Pernambuco já recebeu mais de um milhão de doses, mas até agora aplicou 711.312 doses da vacina contra a covid-19, das quais 521.075 foram primeiras doses e 190.237 pessoas que já finalizaram o esquema. Considerando a população estimada do estado pelo IBGE, que é de 9.616.621 milhões de pessoas, apenas 5,4% dos pernambucanos e pernambucanas foram vacinados.

Edição: Francisco Barbosa