Pernambuco

PLANTIO

Mãos Solidárias doa 200kg de sementes crioulas de milho para plantio no Grande Recife

Objetivo é incentivar plantio de milho para colheita no mês de junho; ação tem apoio do MST, MCP e Centro Sabiá

Brasil de Fato | Recife (PE) |

Ouça o áudio:

A ação vai doar cerca de 200kg de sementes de milho para pessoas ou organizações - Cida Paiva

Base da alimentação de boa parte dos brasileiros, o milho é um cereal e como qualquer outro produto, apresenta suas peculiaridades, inclusive no que diz respeito a seu plantio. Fatores ambientais como falta de água, temperatura e luminosidade afetam o seu crescimento e a produção do milho. No nordeste, o plantio se concentra majoritariamente entre os meses de Março e Abril.

:: Receba notícias de Pernambuco no seu Whatsapp. Clique aqui ::  

Foi pensando em incentivar a agricultura urbana agroecológica e a soberania da população das cidades do Recife e da Região Metropolitana que a Campanha Mãos Solidárias, em especial o Movimento do Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), o Movimento Camponês Popular e o Centro Sabiá, em parceria com a Secretaria Executiva de Agricultura Urbana do Recife, lançaram nesta terça (23) a campanha “Plante o Milho do São João”. A ação vai doar cerca de 200kg de sementes de milho para pessoas ou organizações das cidades contempladas pelo projeto que queiram cultivar o cereal.

É com a plantação iniciada nesse período que as comidas tradicionais das festas de São João são feitas, já que as festas comemoram o período da colheita. Tradicionalmente são os agricultores familiares que plantam, não só o milho, mas 70% da comida que chega na mesa dos brasileiros. 

Para Paulo Mansan, da coordenação da Campanha Mãos Solidárias e dirigente estadual do MST, esta iniciativa é mais um passo para o enfrentamento da volta da fome. “Nós queremos também incentivar a agricultura urbana, para que mais pessoas comam o que plantam. E o milho é bastante emblemático para Pernambuco. Queremos, com isso, semear a solidariedade para colhermos muitos quintais produtivos, muitas hortas comunitárias nas cidades”, conta.

Para receber as sementes, basta se inscrever através de um link e aguardar o contato dos movimentos da organização para saber como será a entrega. Serão doados em ordem de inscrição, até completar os 200kg de sementes. A distribuição será em referência ao tamanho da área disponível para o plantio. As áreas de 500m², recebem um pacote de 1 kg de sementes; 400g de sementes para  200m² e 200g para as áreas de 100m². Quem tiver disponibilidade de 50m² ou 25 m² deve receber 100g e 50g de sementes, respectivamente.

Edição: Vanessa Gonzaga