Minas Gerais

CORONAVÍRUS

Belo Horizonte começa a vacinar pessoas acima de 69 anos na quinta

Semana de imunização contra covid é voltada para trabalhadores da saúde e idosos entre 71 e 69 anos

Belo Horizonte | Brasil de Fato MG |

Ouça o áudio:

O ideal é que vá com apenas um acompanhante, usando máscara adequada e respeitando o distanciamento social - Créditos da foto: Reprodução/FHEMIG

A vacinação em Belo Horizonte chegou às pessoas com 69 anos. De acordo com informações da prefeitura, idosos com 69 anos completos até 30 de abril de 2021, podem se vacinar na quinta (1) e sexta-feira (2). Pessoas com 71 e 70 anos também estão sendo vacinadas nesta semana.

Confira o calendário:

71 anos: até sexta-feira (02/04), exceto quarta-feira (31/03).
70 anos: a partir desta terça-feira (30/03) até sexta-feira (02/04), exceto quarta-feira (31/03).
69 anos: quinta-feira (01/04) e sexta-feira (02/04).

A vacinação acontece de 7:30 às 16:30 nos centros de saúde e nos postos extras. O drive-thru, que é a vacinação dentro do carro, funciona de 8h às 16:30 em postos específicos. Você pode consultar os locais neste link. clique aqui.

O idoso precisa levar documento de identidade, CPF e comprovante de residência. O ideal é que vá com apenas um acompanhante, usando máscara adequada e respeitando o distanciamento social.

A imunização para pessoas acima de 72 anos aconteceu até o último sábado (27).

Trabalhadores da saúde

A prefeitura informa que a vacinação dos trabalhadores da saúde que se cadastraram, e que têm mais de 60 anos, aconteceu até o último sábado (27). Profissionais que ainda não se imunizaram, podem se vacinar nesta semana. A prefeitura definiu um ponto fixo em cada uma das nove regionais de Belo Horizonte. Para ver os endereços, acesse este link.

Os profissionais de saúde devem verificar os requisitos para a vacinação e como comprovar a vinculação ativa de trabalho.

Próximos grupos a serem vacinados

Até o momento, a prefeitura de BH escolheu não divulgar um calendário futuro de vacinação. De acordo com a lista prioritária, a PBH vem fazendo uma convocação semanal de quem será imunizado.

Atualmente, estão em andamento a vacinação de trabalhadores de saúde de hospitais públicos e privados, UPAs e SAMU; trabalhadores da atenção primária e de Cersams; pessoas com 60 anos (ou mais) residentes em instituições de longa permanência; pessoas que moram em instituições de longa permanência e possuem deficiência; trabalhadores que atuam em laboratórios, clínicas oncológicas e hematológicas, serviços de hemodiálise, clínicas de imagem, serviços da atenção secundária, atenção domiciliar e de especialidades do SUS-BH, equipamentos da saúde mental; idosos com 71 anos ou mais.

Nesta semana, a Secretaria Municipal de Saúde anuncia que está preparando o cadastro para trabalhadores de outros serviços públicos essenciais, como assistentes sociais, forças de segurança, fiscais e garis. Mais informações aqui.

Edição: Larissa Costa