Pernambuco

FLEXIBILIZAÇÃO

Após pior mês em número de contágios, Pernambuco flexibiliza medidas nesta semana

Mais de 43 mil casos foram notificados, um aumento de 55% em relação a fevereiro; aulas retornam hoje (5)

Brasil de Fato | Recife (PE) |
Desde o início da pandemia, Pernambuco tem 355.617 casos notificados - Governo do Estado de São Paulo/ Fotos Públicas

Pernambuco chega ao mês de abril com um balanço negativo do mês anterior. Em março, o estado teve 43.435 casos notificados, o maior número de novos casos em um mês desde o início da pandemia. Também foi no mês de março que o estado teve o maior número de mortes de 2021, com 272 óbitos na primeira semana de março. Contudo, de acordo com informações da Secretaria Estadual de Saúde, a demanda por leitos de UTI vem diminuindo. Depois de duas semanas de fechamento do comércio e serviços, agora o comércio volta a abrir e algumas outras atividades estão permitidas, como as aulas presenciais. 

:: Receba notícias de Pernambuco no seu Whatsapp. Clique aqui :: 

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) registrou, neste domingo (04), 635 casos da Covid-19. Agora, Pernambuco totaliza 355.617 casos. Também foram confirmados laboratorialmente 28 novos óbitos, que somados às outras mortes pela doença totalizam 12.377 mortes desde o início da pandemia. Em relação à vacinação, Pernambuco chegou ao primeiro milhão de doses aplicadas, registrando neste domingo 1.140.192 doses da vacina contra a Covid-19, das quais 893.348 foram primeiras doses. No total, 246.844 pessoas finalizaram o esquema e tomaram duas doses. 

Reabertura e aulas presenciais

A partir desta segunda está permitido o funcionamento de comércio, serviços, academias e estabelecimentos como bares e restaurantes. Confira as novas regras e horários de funcionamento clicando aqui.

Também nesta segunda reinicia o plano de retomada das aulas presenciais, que de acordo com informações do Governo do Estado, acontecerá de maneira gradual, sem a ocupação total das salas de aula e com a obrigatoriedade do uso de máscara e do distanciamento social.

Rede privada

Educação Infantil e Ensino Fundamental – Anos Iniciais, podem voltar a partir do dia 5/04;

Ensino Fundamental – Anos Finais e Ensino Médio, a partir de 12/04;

Ensino superior e as demais atividades pedagógicas: voltam a partir desta segunda-feira (5).

Rede estadual

A partir do dia 19/04, retornam o 3º ano do Ensino Médio e do Médio integrado à Educação Profissional, o EJA Médio, o Travessia Médio, a educação em prisões, os cursos técnicos de nível médio (concomitante ou subsequente), a Educação Infantil e o Fundamental Anos Iniciais;

A partir de 26/04, será a vez do 2º ano do Ensino Médio e do Médio integrado à Educação profissional, do Fundamental Anos Finais (9º e 8º Anos), do EJA fundamental e do Travessia Fundamental;

Em 3/05, voltam o 1º ano do Ensino Médio e do Médio integrado à Educação Profissional, o Fundamental Anos Finais (7º e 6º Anos) e o atendimento sócio educativo.

Rede municipal

Pode voltar a partir de 26/04, a critério de cada município.

 

Edição: Vanessa Gonzaga