Paraíba

REABERTURA

Ônibus voltam a circular com a frota normalizada em João Pessoa nesta segunda (5)

Comércio, construção civil, bares e restaurantes retornam às atividades após novo decreto do governo

Brasil de Fato | João Pessoa - PB |
Ilustração - Foto: Reprodução

A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP) definiu em acordo com o Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros (Sintur), que a partir desta segunda-feira (05), o sistema operacional de ônibus de João Pessoa deverá voltar à normalidade, com as 66 linhas existentes e 366 veículos na frota.

A decisão dá suporte aos usuários do transporte público frente ao retorno do comércio, construção civil, bares e restaurantes. 

George Morais, superintendente da Semob-JP, afirma que a medida é necessária tendo em vista a expectativa de aumento no número de passageiros após o decreto do governo.

“Como vamos ter um novo período de flexibilização com o retorno de alguns segmentos, principalmente o comércio, vamos voltar com todas as linhas e ônibus nas ruas, assegurando o transporte público à população”.

George reitera que é necessário os passageiros manterem um comportamento consciente para embarcarem com segurança, ajudando a reduzir os riscos de contágio da Covid-19. “Não podemos baixar a guarda para o vírus e seguir impreterivelmente como medidas de prevenção. Todos devem embarcar e usar máscaras durante a viagem, o ônibus continuar com capacidade máxima permitida de todos os passageiros que passados ​​sentados mais apenas 12 em pé, além disso, o Sintur seguirá com o compromisso de ações constantes de sanitização de toda a frota “.

Para mais informações sobre linhas, horários e itinerários, a Semob-JP orienta a população a acessar o site https://servicos.semobjp.pb.gov.br/

Campina Grande

Em Campina Grande, a Superintendência de Trânsito e Transporte Público (STTP) informou que o serviço de transporte coletivo será ampliado, aumentando a frota nas ruas de 42% para 62%.

O horário de circulação nos dias de semana será das 5h às 20h. Já aos sábados e domingo, das 5h às 19h, com a frota escalada para atender as demandas de operação das feiras livres, comércio e serviços, permanecendo o horário das 5h até as 15h em operação normal, sendo reduzida, gradativamente, até o encerramento, às 19h aos sábados.

Ônibus intermunicipais

Os ônibus intermunicipais voltaram a circular neste sábado (3), de acordo com as medidas determinadas no decreto governamental. Cada veículo, no entanto, só pode circular com 70% da capacidade de sua lotação e cumprindo todos os protocolos sanitários.

O superintendente do Departamento de Estradas de Rodagem da Paraíba (DER), Carlos Pereira de Carvalho e Silva, informou que, em reunião realizada neste sábado, com a participação dos diretores e chefes do setor de transportes, foi discutido o retorno do transporte intermunicipal, ficando determinado que cada ônibus só poderá circular com 70% de sua capacidade de lotação, fazendo a  medição da temperatura de todos os passageiros, os quais deverão usar máscara, álcool em gel, e cumprir o distanciamento social, conforme estabelece o protocolo sanitário de combate ao coronavírus.

 

Edição: Heloisa de Sousa