Ceará

Mobilização

Dia Mundial da Saúde é marcado com programação online e ato simbólico no Ceará

Twitaço, lives e faixasso estão entre as ações realizadas

Brasil de Fato | Juazeiro do Norte (CE) |
Ato simbólico fez parte da programação de lutas para o dia - Marília Quinderé

O dia 07 de abril é a data que marca o dia mundial da saúde, a data este ano  também marca o período em que a pandemia alcança sua maior taxa de mortalidade no Brasil. No Ceará, a grande maioria dos municípios estão em risco altíssimo em incidências de casos e taxas de internações, com letalidade em 3,9% de acordo com dados da plataforma IntegraSUS. nesse contexto, ações online e um ato simbólico pedindo acesso a vacinação para toda a população e a ampla defesa do Sistema Nacional de Saúde (SUS) como principal via de combate à pandemia no país. 

Defesa do SUS
Em Fortaleza, integrantes da Frente Cearense em Defesa do SUS e contra a Privatização da Saúde realizaram um “faixasso” em alguns pontos da cidade. As faixas tinham mensagens em defesa do SUS, contra a política de privatização do governo federal, além de pedidos de impeachment do presidente Jair Bolsonaro. “Nós da frente decidimos realizar essa ação, pois estamos muito tristes e revoltados com o descaso que está havendo com a saúde pública no Brasil, resultando na morte de milhares de pessoas por dia devido a pandemia.” conta Francisco Negrão, economista aposentando, integrante da Frente Cearense em Defesa do SUS. Ele diz que as faixas foram posicionadas na Avenida Aguanambi com a Treze de Maio, no terminal da Messejana e na Avenida Washington Soares, próximo ao Centro de Eventos. Além da Frente, outras representações de entidades sindicais e movimentos sociais estiveram presentes no ato simbólico.  

Outras Ações
A Rede Nacional de Médicas e Médicos Populares no Ceará realiza uma live , às 19h com o tema “Saúde é a Essência da Doença?”. A live será exibida pelo perfil da Rede (@medpopulares_ce) e terá a participação da médica e educadora popular Verinha Dantas e do também médico e educador popular João Almeida. 
 

Edição: Monyse Ravena