Pernambuco

CULTURA

Espetáculo pernambucano “Lacre Inviolável” reflete sobre fragmentação social

O espetáculo retrata como o egoísmo colabora para o distanciamento das pessoas

Brasil de Fato | Recife (PE) |
O espetáculo conta sua história em múltiplas vertentes artísticas, tais como o teatro, dança, performance e manipulação de bonecos - Morgana Narjara

O espetáculo Lacre Inviolável é uma produção do Coletivo Despudorado exclusivamente para as plataformas digitais. A obra levanta questionamentos existenciais, culturais e sociais. Escrito por Leonardo Alves, que investiga as experiências e fragmentações do indivíduo em sociedade, casando com o momento de pandemia, a obra deixa explícito como o egoísmo colabora para o distanciamento das pessoas. 

Com uma proposta de encenação híbrida, o espetáculo conta sua história em múltiplas vertentes artísticas, tais como o teatro, dança, performance e manipulação de bonecos. O lançamento do espetáculo tem uma programação online e gratuita que acontece nos dias 10, 11, 17 e 18 de abril de 2021 às 20h no canal do coletivo no YouTube.

A narrativa começa com cinco personagens, cujos os nomes representam situações e levantam estranhos questionamentos na busca de identificar o que os torna humanos partindo da premissa de que há algo que os divide. 

Com a chegada da pandemia, o contato foi reduzido, interferindo de forma direta ou indireta nas relações e a partir disso o Coletivo Despudorado começou as experimentações com as plataformas digitais, lançando a websérie “Chorando no Ônibus de Óculos Escuros” e reestruturando para o online o espetáculo “As Lebres são maiores que os Ursos”. 

“Nossos corpos começam a ganhar contornos virtuais, distantes, sozinhos. A realidade começa a se reorganizar de outras formas, trazendo consigo novos parâmetros sociais. Com as barreiras das telas começamos a compreender e a nos (re)aproximar do outro à distância e novas regras de socialização interferem diretamente na nossa subjetividade” comenta o dramaturgo e diretor do espetáculo, Leonardo Alves. 

O espetáculo “Lacre Inviolável” é uma realização do Coletivo Despudorado, com o incentivo da Lei Aldir Blanc, por meio da Fundarpe, Secretaria Estadual de Cultura, Governo de Pernambuco e Governo Federal.

 

Edição: Vanessa Gonzaga