Rio Grande do Sul

LANÇAMENTO

Frei Sérgio lança livro sobre Análise de Conjuntura

Obra é voltada à formação da militância progressista e demais interessados no assunto

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Publicação da Editora do Instituto Cultural Padre Josimo (ICPJ) está sendo comercializada exclusivamente de forma online - Reprodução

Durante uma vida inteira de militância junto aos movimentos sociais camponeses e urbanos, bem como nas instâncias progressistas da igreja, Frei Sérgio Görgen foi chamado centenas de vezes a desempenhar o papel de analista de conjuntura. Nos últimos meses, em meio ao período de pandemia e mais recolhido no assentamento onde está instalada a Fraternidade Itinerante Padre Josimo, sintetizou reflexões a respeito do tema, selecionou conteúdo pesquisado ao longo do tempo e reuniu em um livro voltado tanto para a militância dos movimentos, quanto para pesquisadores e demais interessados no tema. O título é direto e mostra ao leitor o que vai encontrar nas 92 páginas da publicação: “Para Fazer Análise de Conjuntura”.

“O que exponho neste livro não é propriamente um método e sim o que levar em conta quando se faz análise de conjuntura, um conjunto de informações e conceitos que podem ajudar a compreender os momentos políticos e a evolução dos processos sociais – explica Frei Sérgio. “Não é um texto teórico exaustivo sobre o tema, procura ser uma contribuição didática aos lutadores e lutadoras do povo, aos militantes dos Movimentos Sociais e Sindicais, quiçá partidários, para contribuir nas suas análises de conjuntura.”

O autor relembra que há uma carência de material pedagógico com este perfil em na literatura política. “O livro do Betinho, ainda da década de 80 do século 20 – Como Fazer Análise de Conjuntura – com alto número de edições e tiragens, é um dos poucos materiais disponíveis de maneira acessível à militância”, explica Görgen. “Aproveito neste trabalho muitas ideias e conceitos do Betinho, com a humilde pretensão de suprir um pouco desta carência e provocar outros e outras mais capazes a fazer esforços neste sentido”, acrescenta.

“Pra Fazer Análise de Conjuntura” é uma publicação da Editora do Instituto Cultural Padre Josimo (ICPJ) e está sendo comercializada exclusivamente de forma online. O Valor do exemplar é R$ 30,00 (20,00 do livro + 10,00 do frete via Correios), sendo entregue em todo Brasil. Pedidos podem ser realizados pelo WhatsApp (51) 999630544 ou (53) 997082252, ou ainda pelo site do ICPJ no endereço www.padrejosimo.com.br.

Todos os recursos obtidos com a venda desta publicação são revertidos para os projetos sociais do ICPJ, voltados à agroecologia, campesinato, produção de mudas de árvores, sementes crioulas, plantas medicinais, comunicação popular e assistência a comunidades socialmente vulneráveis.

Conheça os tópicos abordados por Frei Sérgio em “Para Fazer Análise de Conjuntura”:

01. Para que analisar conjuntura?
02. Luta de Classes
03. Estrutura e conjuntura
04. Cenários e tendências
05. Fatos e acontecimentos
06. Informações de qualidade
07. Exercício Lógico – lógica formal – lógica dialética
08. Utopia, Projeto Histórico, Estratégia e Tática
09. Alianças e Aliados – Táticos e Estratégicos
10. Guerra de Posição e Guerra de Movimento
11. Sujeitos coletivos históricos
12. Consciência de Classe e Sujeito revolucionário
13. A Força dos Símbolos
14. Saber Fazer as Perguntas Fundamentais
15. Errar análise de cenário pode ser trágico
16. Antecipar-se aos Movimentos do Inimigo
17. Reflexões Sobre a Estratégia
18. Tarso Genro e Sérgio Moro – arte de prever o futuro
19. Lições de João P. Stédile em Análise de Conjuntura
20. Lições de Luís do Nassif em Análise de Conjuntura


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Marcelo Ferreira