Rio de Janeiro

ECONOMIA

Vendedores das praias do Rio receberão parcela extra do auxílio carioca

Apenas comerciantes de ponto fixo e barraqueiros terão direito ao benefício

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Além do auxílio, pode ocorrer também a suspensão temporária da cobrança da Taxa de Uso de Área Pública (Tuap) cobrada dos ambulantes - Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

Vendedores ambulantes de pontos fixos e barraqueiros da orla do Rio vão receber uma parcela extra do auxílio carioca, no valor de R$500, devido a manutenção das medidas restritivas de ocupação das praias para controlar o avanço da pandemia.

A decisão atende uma solicitação dos vendedores e barraqueiros. O anúncio foi feito pelo secretário municipal de Fazenda, Pedro Paulo, em reunião promovida na Câmara com os ambulantes na manhã desta terça-feira (13). Além do auxílio, pode ocorrer também a suspensão temporária da cobrança da Taxa de Uso de Área Pública (Tuap) cobrada dos comerciantes.

Leia mais: Sancionada em março, renda mínima do estado do RJ segue sem previsão para início

Segundo a prefeitura, existem hoje 2.200 comerciantes de praia cadastrados, que serão beneficiados com a parcela extra. Além deles, o município vai incluir nesse pagamento também os auxiliares dos barraqueiros cadastrados, cerca de mil trabalhadores.

Os 13.506 ambulantes cadastrados do município, por meio da taxa de uso de área pública (Tuaps), que tiveram suas atividades suspensas pelas novas medidas restritivas, em vigor de 26/03 a 04/04, receberão R$ 500.

Outro benefício

Na semana passada, a prefeitura abriu o cadastro para as micro e pequenas empresas interessadas em participar do programa Auxílio Empresa Carioca. De acordo com o governo municipal, o objetivo é “reduzir o impacto econômico das medidas mais restritivas adotadas por conta da pandemia e preservar empregos”. 

Para se cadastrar, as empresas que se enquadram no benefício devem preencher o formulário disponível no site da prefeitura informando dados como CNPJ, inscrição municipal e número de funcionários.
 

Edição: Jaqueline Deister