Pernambuco

COMUNICAÇÃO

Editorial | Celebrar e esperançar mais um ano de existência

Nascido às vésperas do golpe de 2016, o Brasil de Fato Pernambuco completa cinco anos neste 15 de abril

Brasil de Fato | Recife (PE) |
"Escolhemos fazer uma comunicação popular à esquerda, posicionada ao lado das organizações populares" - Talles Reis

No dia 15 de abril de 2016, às vésperas do golpe, a edição número 01 do Jornal Brasil de Fato Pernambuco saia às ruas e passava a ser quinzenalmente entregue nas mãos da classe trabalhadora. De lá pra cá, vivemos uma série de transformações: passamos a ser um jornal semanal, adentramos as ondas do rádio e até temos nosso espaço na TV, tudo construído com uma visão popular de Pernambuco, do Brasil e do mundo.

:: Quer receber as notícias do Brasil de Fato Pernambuco no seu Whatsapp? Clique aqui! ::

Mas não foi somente o Brasil de Fato Pernambuco que mudou, o Brasil mudou e nós acompanhamos o golpe contra a presidenta Dilma Rousseff, as ocupações das Universidades em defesa da educação, o desmonte dos direitos trabalhistas, as marchas em defesa da democracia, a vitória do neofascismo nas eleições de 2018 e o avanço da pandemia no Brasil.

Escolhemos fazer uma comunicação popular à esquerda, posicionada ao lado das organizações populares e, por isso mesmo, sofrendo juntamente ao povo a cada desmonte, a cada direito negado, a cada violação. Mas também vibrando a cada curso pré-vestibular popular construído para colocar os jovens da classe trabalhadora na Universidade; a cada grupo de mulheres que se organizam para trocar saberes e gerar renda; a cada cineclube exibido em praça pública para construir com povo o acesso à cultura.

2020 surpreendeu o mundo com a pandemia da Covid-19 e nos forçou a pensar uma nova forma de permanecer existindo e construindo uma comunicação com e para o povo. Foi assim que suspendemos a distribuição do jornal impresso pensando no cuidado com a saúde dos nossos distribuidores e distribuidoras e nos voltamos para aprimorar a nossa distribuição de conteúdo nas redes e no rádio. 

Em nossa aniversário de 4 anos, no início da pandemia, ainda não tínhamos a dimensão do que a pandemia poderia causar, mas desde aquele momento, sabíamos que nossa maior vitória seria permanecer existindo e construindo uma comunicação popular tão necessária para fazer ecoar as vozes, agora mais isoladas, da classe trabalhadora, inclusive, denunciando a ausência do Estado em garantir que a população tenha condições de realizar um isolamento social seguro dentre todas as demais reivindicações que necessárias à dignidade humana.

Portanto, nossa produção se voltou para as diversas iniciativas de solidariedade que surgiram no estado diante do agravamento da fome vivenciada pela população, também acompanhamos o caso do menino Miguel, que comoveu Pernambuco e o Brasil trazendo de forma escancarada as contradições do racismo e do capitalismo em nossa sociedade; além disso, fizemos o enfrentamento à desinformação e ao negacionismo, trazendo orientações científicas acerca da gravidade da covid-19, das formas de contágio e da necessidade do uso de máscara e isolamento como medidas necessárias para a contenção da disseminação do vírus.

Chegamos a 2021, ano em que completamos 5 anos de existência e resistência. Hoje, o Brasil de Fato Pernambuco tem uma produção diária de conteúdo para as redes sociais, site regional, WhatsApp e nosso Programa Brasil de Fato Pernambuco na Rádio Clube 720 AM. Além disso, também estamos todas as segundas-feiras ao meio-dia  na Rádio Paulo Freire 820 AM com o Prosa e Fato e todas as quartas-feiras num quadro da TVT.

Muitos desafios nos foram colocados desde nosso surgimento e outros tantos ainda serão, mas a certeza de continuarmos fazendo uma comunicação popular, juntamente ao povo é o que nos constitui e nos faz celebrar, e esperançar, mais este ano de existência.

 

Edição: Vanessa Gonzaga