Rio Grande do Sul

PRIVATIZAÇÃO

Nova audiência pública virtual da Assembleia Legislativa debate impactos da PEC 280

PEC 280 visa a retirada da obrigatoriedade de plebiscito para privatizar Corsan, Banrisul e Procergs

Brasil de Fato | Porto Alegre |
O evento será virtual, com transmissão ao vivo pelo canal da TV Assembleia e Youtube - Joel Vargas | Agência ALRS

A Comissão de Segurança e Serviços Públicos da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul promove, nesta quinta-feira (22), às 18h30, uma audiência pública para tratar dos impactos da PEC 280, que retira a obrigatoriedade de plebiscito para privatizar três estatais: Corsan, Banrisul e Procergs.

A proposição para realização da audiência é dos deputados petistas Edegar Pretto, que preside a Comissão, Sofia Cavedon, Zé Nunes e Jeferson Fernandes. O evento será virtual, com transmissão ao vivo pelo canal da TV Assembleia 11.2 e Youtube: www.youtube.com/tvalrs.

A PEC 280 já teve sua tramitação concluída na Assembleia. Já foi discutida respectivamente em três Comissões: Constituição e Justiça; Segurança e Serviços Públicos; e Comissão de Finanças, Planejamento, Fiscalização e Controle.

Agora, a proposta já está apta para votação em plenário, com previsão para ocorrer nos dias 27 de abril e 4 de maio. Para aprovar a PEC, são necessários 33 votos favoráveis entre os 55 deputados e deputadas, com votações em dois turnos.

“Um governo de ocasião não pode implementar uma política de privatização simplesmente por vontade própria. O mínimo que deve fazer é ouvir a população, e deixar que ela decida através da democracia, do voto” afirma o deputado Edegar Pretto.

Diversas presenças já estão confirmadas na audiência, entre elas a de Maneco Hassen, presidente da Federação das Associações de Municípios do RS (Famurs). A entidade já manifestou ser contrária à PEC 280, destacando a preocupação com o futuro dos municípios caso a Corsan seja privatizada.

Também confirmaram presença na audiência: José Costa Leal, diretor-presidente da Procergs; Vieira da Cunha, ex-presidente da CEEE; Denise Falkenberg, diretora de Política Sindical da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Instituições Financeiras (Fetrafi RS); Arilson Wunsch, presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Purificação e Distribuição de Água e em Serviços de Esgoto (Sindiágua RS); Vera Guasso, secretária-geral do Sindicato dos Trabalhadores em Processamento de Dados (SINDPPD RS); e Eduardo Barbosa, diretor do Sindicato dos Engenheiros (Senge RS).

Embora o governo não tenha enviado representações em outras audiências sobre o tema em debate na Assembleia, foram convidados Artur Lemos, chefe da Casa Civil; Cláudio Coutinho, presidente do Banrisul; e Roberto Barbuti, presidente da Corsan. Ainda foram convidados prefeitos e prefeitas, vereadores e vereadoras, e lideranças de vários setores.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Marcelo Ferreira