Rio Grande do Sul

Arte e Cultura

Cláudia Sperb comemora 30 anos de carreira com exposição na Fundação Ecarta

Mostra reúne 35 obras de diferentes fases da artista visual, muito importante no cenário contemporâneo gaúcho

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Artista marca os seus 30 anos de arte com esposição de diversas obras na Fundação Ecarta; exposição das obras é presencial e segue protocolos de segurança - Reprodução

A artista plástica Cláudia Sperb marca os seus 30 anos de carreira com uma exposição na Fundação Ecarta, em Porto Alegre. A mostra apresenta uma seleção de 35 obras em xilogravura de diferentes fases criativas. A abertura acontece hoje (22), com entrada franca e seguindo todos os protocolos sanitários.

A exposição pode ser visitada até o 23 de maio, de terça a sexta-feira, das 10h às 18h. Também aos sábados e domingos, das 10h às 19h. A Fundação Ecarta fica na avenida João Pessoa, 943. Se reafirma a obrigatoriedade dos protocolos, como uso de máscara e distância entre as pessoas.

As obras que compõem a mostra também estarão reproduzidas no site e redes sociais da Fundação Ecarta.

Sobre a artista

Cláudia Sperb tem uma trajetória com exposições em diversos países e muitas premiações. Reside em Morro Reuter, em seu atelier-parque "Caminho das Serpentes Encantadas", cercada por uma vasta obra em diferentes técnicas, desde a xilogravura, sua principal produção, até mosaicos de grandes proporções e formas, cerâmicas e outras técnicas.

O atelier-parque atrai visitantes de várias partes do mundo, pela magnitude da expressão artística em toda a área, mesclada com as intervenções de arte em meio ao mato nativo e a ampla vista para o Vale do Sinos.

Além de artista plástica, Cláudia é professora de artes. Natural de Novo Hamburgo, é formada em artes plásticas pela Feevale, com várias especializações em artes visuais e história da arte.

Cursou cerâmica em Valência (Espanha), realizou viagens de estudo à Índia, quando passou a se dedicar à gravura, especialmente a xilogravura. Residiu e trabalhou em São Paulo e já expôs em diversos Museus no país. Também deixou sua marca em mosaicos com a temática relativa a serpentes, na área externa do Instituto Butantã.  

No exterior, participou de exposições coletivas na Alemanha, Argentina, Austrália, Bélgica, China, Cuba, Japão, Egito, Estados Unidos, França, Polônia e Portugal. Possui obras em acervos públicos e privados no Egito, Argentina (Buenos Aires), Índia (Calcutá) e Polônia (Biala).

Recebeu o prêmio Açorianos de Artes Plásticas - Destaque Gravura/2006; prêmio Exposição, 16º Salão de Artes Plásticas da Câmara Municipal de Porto Alegre; prêmio Aquisição - Salão de Arte do Pará/2004.

Seleção Ecarta

A exposição de Cláudia Sperb integra a quarta Seleção Ecarta, uma atividade especial da Galeria Ecarta que a cada ano destaca um artista. Diversos nomes da produção visual contemporânea do RS integraram as edições anteriores, como Mário Rönhelt (2018), Clóvis Dariano (2019) e Milton Kurtz (2020).

Também são convidados outros artistas para que façam uma leitura textual sobre a obra da artista. Nesta edição, são escritores, músicos, jornalistas, artistas plásticos, cineastas como Alice Urbin, Arlete Santarosa, Armindo Trevisan, Cíntia Moscovich, Edgar Mai, Gal Opido, Helena Thonnigs, Isabela Schiaffino Sperotto, Jards Macalé, Marcelo Delacroix, Maria Tomaselli, Maristela Salvatori, Rejane Zilles, Renata Rubim, Romero de Andrade Lima, Rubem Grillo, Vagner Cunha, e Walter Karwatzki e Carlos Urbim (in memorian).

“A reunião desses olhares criativos em torno da artista expande a visão e democratiza o conhecimento sobre a sua produção, aportando múltiplas e novas narrativas à sua poética”, registra o coordenador do projeto Galeria Ecarta, André Venzon.

A mostra também integra o calendário comemorativo dos 16 anos da Fundação Ecarta.

Registro audiovisual do trabalho da artista


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Katia Marko