Rio Grande do Sul

RACISMO

Movimentos e bancada negra vão a polícia e apontam racismo em ato pró-Bolsonaro

Ocorrência policial cita três nomes que estariam vinculados ao evento que mostrou encapuzado e boneco enforcado

Brasil de Fato | Porto Alegre |
A Bancada Negra em conjunto com entidades do movimento negro assinou um Boletim de Ocorrência coletivo na tarde de hoje (23) - Divulgação

Onze entidades mais a bancada negra da Câmara de Vereadores foram hoje (23) à polícia denunciar ato racista com o uso de símbolos assemelhados à organização segregacionista, antissemita, anticomunista e anticatólica Ku Klux Klan em manifestação de apoio à Jair Bolsonaro.

O ato aconteceu em 21 de abril, no Parcão, bairro Moinhos de Vento, região de classe média alta de Porto Alegre. Vídeo da manifestação também mostra um boneco negro enforcado em uma árvore. O registro da ocorrência policial 255/2021/760205 foi feito na Delegacia de Combate à Intolerância e já cita três nomes que estariam, supostamente, envolvidos no episódio.

Na manifestação, um homem encapuzado e com vestimenta que evoca aquela usada pela organização racista norte-americana, usa o microfone puxando palavras de ordem para “acabar com o comunismo”. Os demais manifestantes vestiam verde e amarelo e repetiam as palavras do locutor. 

Três nomes e uma placa

Na ocorrência, firmada pela vereadora Reginete Bispo (PT), foram mencionados três nomes ainda mantidos em sigilo, supostamente vinculados à organização do evento. Também foi identificado o carro de som utilizado, sua placa e a empresa proprietária.

A ocorrência foi subscrita pela bancada negra de vereadores de Porto Alegre e pelas entidades Vidas Negras Importam, Juntos Negras e Negros, Frente Negra Gaúcha, Unegro-RS, Sindicato dos Servidores de Nível Superior/RS – Sintergs, Coletivo Teremos Vez, de Viamão, movimento Olga Benário, SIMPE/RS, Movimento Negro Unificado, AKANNI e Movimento Policiais Antifascistas.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Katia Marko