Minas Gerais

CINEMA

Começa o CineBaru, mostra de filmes do sertão mineiro

Entre os dias 28 de abril e 2 de maio, filmes ficam disponíveis online na página do evento

Belo Horizonte | Brasil de Fato MG |
Os filmes foram produzidos nos estados da Bahia, Goiás, Minas Gerais e no Distrito Federal - Créditos da foto: Isabella Atayde - CineBaru

Em sua quinta edição, a Mostra Sagarana de Cinema não desanima e realiza a exposição de 36 curtas-metragens a partir dessa quarta (28). Os filmes foram produzidos nos estados da Bahia, Goiás, Minas Gerais e no Distrito Federal, e selecionados por uma curadoria que teve um olhar especial para filmes dirigidos e/ou protagonizados por mulheres, negras, negros, indígenas e LGBTQIA+.

Entre os dias 28 de abril e 2 de maio, todos eles poderão ser assistidos pela página do Cine Baru www.cinebaru.com.br, de forma gratuita. São 27 filmes na Mostra Competitiva Regional e nove filmes para a Mostra Sertãozin (infantojuvenil).

:: Receba notícias de Minas Gerais no seu Whatsapp. Clique aqui ::

A mostra competitiva anuncia o vídeo vencedor na transmissão ao vivo de encerramento, quando agraciará outras três produções audiovisuais com menções honrosas. Os troféus foram produzidos pelo artesão Valdiney Carvalho.

Diversidade, tradições, povos e lutas

“A mostra busca trazer um olhar sensível para esses territórios e celebrar o cinema no sertão-cerrado, sua diversidade, suas tradições, povos e lutas”, afirmam os integrantes do coletivo Ecos do Caminho, idealizadores do evento.

Para fortalecer esse objetivo, o CineBaru também realiza o projeto Meu Cinema, Nosso Território, que, com um coletivo de 5 diretores residentes no sertão do norte e noroeste mineiro, irá produzir um filme autoficcional de até 15 minutos com direção coletiva. A produção do curta já está em andamento e deve ser lançado em julho nos canais do CineBaru.

Edição: Elis Almeida