Rio Grande do Sul

Arte e Cultura

Festival Internacional de Videodança lança 2º edital nesta quinta-feira (29)

Data marca o Dia Internacional da Dança e os 16 anos da Fundação Ecarta

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Lançamento ocorre no Dia Internacional da Dança - Divulgação

Criado em janeiro de 2020, antes da chegada da pandemia, o Festival Internacional de Videodança do Rio Grande do Sul (FIVRS) chega à sua segunda edição. O lançamento do segundo edital do Festival acontece nesta quinta-feria (29). A data marca o Dia Internacional da Dança e os 16 anos da Fundação Ecarta, realizadora do festival em conjunto com o Programa de Pós-Graduação Mestrado em Artes Visuais e do Curso de Dança da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

“Videodança é uma linguagem artística contemporânea que faz a confluência entre a dança, a arte de mover-se e a arte de produzir imagens técnicas em movimento, tais como o cinema, o vídeo e as artes digitais. ”, descrevem os idealizadores do Festival.

Construído a partir de uma convocatória internacional a artistas que submeterão suas produções à avaliação de um comitê, o FIVRS tem com desejo promover e visibilizar reflexões e debates acerca da videodança e de suas mutantes e mutáveis conformações, assim como fortalecer as diferentes formas de expressão pela dança, integradas ao audiovisual.  

Como a criação do festival foi anunciada antes da pandemia e o edital foi anunciado em abril, a mostra online dos selecionados ocorreu em agosto pela plataforma YouTube. Na primeira edição, recebeu inscrições de nove países e 14 estados brasileiros.

A expectativa é ampliar o volume de participantes e de países, adianta a professora do Mestrado em Artes Visuais da UFPel Carmem Anita Hoffman. Ela é coordenadora do Curso de Dança, conselheira da Fundação Ecarta e uma das idealizadores do festival, juntamente com Rosângela Fachel e Rebeca Recuero, diretoras da segunda edição do FIVRS.

Todas as informações da primeira edição estão disponíveis no site https://wp.ufpel.edu.br/fivrs/


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Marcelo Ferreira