Pernambuco

ALIMENTO

No 1º de Maio, ações de solidariedade acontecem na Região Metropolitana do Recife

Ato “Vacina no braço, comida no prato” distribui 20 toneladas de alimentos da reforma agrária em mais de 30 comunidades

Brasil de Fato | Recife (PE) |
Ato iniciou o dia com uma intervenção política na ponte Maurício de Nassau, no Recife - Quentin Delaroche

Neste sábado (1º), Dia Internacional dos Trabalhadores, os movimentos e organizações que compõem a Campanha Mãos Solidárias em Pernambuco iniciaram o dia com uma intervenção política na ponte Maurício de Nassau no ato “Vacina no braço e comida no prato”, com ação de doações de alimentos oriundos da reforma agrária, cestas básicas e cerca de 500 marmitas solidárias. A mobilização se concentrou no Armazém do Campo do Recife (Av. Martins de Barros, nº 387).


Mais de 20 toneladas de alimentos oriundos da reforma agrária foram distribuídos / Quentin Delaroche

O ato surge como resposta para denunciar os altos índices de desemprego, fome e pobreza que estão expressos na realidade de trabalhadoras e trabalhadores de todo o país. “A realidade é muito chocante. Como é que o Governo Federal e suas políticas públicas esquecem das pessoas? Nós, enquanto movimento, fazemos o que podemos para levar alimento e conscientizar o povo de que eles podem, sim, reivindicar seus direitos”, pontua Fabíola Amaro, militante do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e membro da coordenação da Campanha Mãos Solidárias. 

Também durante a manhã, as centrais sindicais de Pernambuco, Central Única dos Trabalhadores (CUT), a Central dos Trabalhadores do Brasil (CTB), a Central Sindical e Popular Conlutas (CSP Conlutas), Força Sindical, fizeram o 1° de Maio Solidário com a distribuição de alimentos aos trabalhadores em mais de 30 comunidades de cidades da região metropolitana, como Brasília Teimosa, Pilar, Palafitas do Pina, Bode, Jiquiá, Vila Santa Luzia, Papelão, Nova Descoberta, Ibura, Chapéu do Papa, Várzea e Coque, no Recife;  Bondade de Deus, em Camaragibe; V8, V9, e Ilha do Maruim, em Olinda e Maranguape, no Paulista. 


O 1° de Maio Solidário contou com a distribuição de alimentos em mais de 30 comunidades de cidades da Região Metropolitana do Recife / CUT PE

Durante a tarde, as centrais se concentram no ato virtual “1° de Maio pela Vida - Democracia, Emprego, Vacina para Todos e Auxílio Emergencial de 600 reais até o fim da pandemia”, com a participação da CUT, Força, UGT, CTB, CSB, NCST, CGTB, Intersindical e Pública no YouTube e redes sociais das centrais e do movimento sindical com a participação dos ex presidentes da República Luiz Inácio Lula da Silva, Dilma Rousseff, além de artistas como Elza Soares, Chico César, Tereza Cristina, Johnny Hooker, Elen Oleria, Paulo Betti, Lucy Alves e outros.

Edição: Vanessa Gonzaga