Pernambuco

HISTÓRIA

1º de Maio: Prosa e Fato aborda a data que marca a luta dos trabalhadores

Historiador José Marcelo Marques e advogado André Barreto falam sobre os direitos conquistados pelos trabalhadores

Brasil de Fato | Recife (PE) |

Ouça o áudio:

greve 1917 sao paulo
Uma das exigências do levante de trabalhadores, durante a greve de 1917, foi a ampliação e a fiscalização dos preços das feiras livres - Domínio Público

Neste primeiro programa de maio, o Prosa e Fato foi atrás das origens do 1º de maio, data internacional de luta para entender como esta se transformou numa data de descanso para a classe trabalhadora e relembrar algumas experiências importantes de luta que tivemos ao longo da história. Além disso, vamos trazer os impactos da pandemia para a vida da classe trabalhadora e como andam os direitos trabalhistas nesse período.

Nossos entrevistados são o historiador, professor da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e membro permanente da pós-graduação em História da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)  José Marcelo Marques, e o advogado trabalhista, membro da ABJD - Associação Brasileira de Juristas pela Democracia e colunista do Brasil de Fato Pernambuco, André Barreto.

Para ouvir o programa ao vivo sintonize na às segundas-feiras na Rádio Paulo Freire 820 AM, às 12h, ou acesse as principais plataformas de streaming  após a transmissão e confira em formato podcast.

Edição: Vanessa Gonzaga