GRITO DA TERRA

Governo de Pernambuco recebe organizações do campo para debater fomento à agricultura

FETAPE, MST, FETAEPE também discutirão políticas de combate à covid no campo, agroecologia e sustentabilidade ambiental

Brasil de Fato | Recife (PE) |
Produção de alimentos da agricultura familiar será tema de encontro de organizações do campo com governo de Pernambuco - Comunicação CUT/Nacional

Na tarde desta terça-feira (4), organizações do campo se reúnem com o governador de Pernambuco Paulo Câmara (PSB) para discutir políticas de fomento à agricultura familiar no estado. O encontro é um desdobramento do ato virtual 7º Grito da Terra Pernambuco e a pauta de reivindicações foi entregue à Casa Civil do Palácio Campo das Princesas, no último dia 14 de abril.

Participam da reunião representantes da Federação de Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (Fetape), do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras Assalariados Rurais de Pernambuco (Featepe), além do deputado estadual Doriel Barros e do deputado federal Carlos Veras, ambos do Partido dos Trabalhadores (PT).

A presidenta da Fetape, Cícera Nunes antecipou que serão cobradas pautas como a garantia de um orçamento compatível com a importância da agricultura familiar e da produção de alimentos em Pernambuco. "Vamos solicitar também que as compras governamentais de alimentos para a merenda das escolas públicas, dos hospitais, da polícia militar e de estabelecimentos prisionais sejam da produção de alimentos de agricultores e agricultoras familiares”, destacou Cícera. 

A pauta a ser discutida está estruturada em 5 eixos: 1) Combate à Pandemia da Covid-19, com a garantia de vacinação ampla e universal no campo; 2) o Programa Estadual de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar – PEAAF; 3) a Agricultura Familiar, 4) a Agroecologia e a Sustentabilidade Ambiental como prioridades efetivas de Governo e 5)  Acesso à Terra e Regularização Fundiária; Programas Estratégicos Pendentes de Implantação e/ou Aperfeiçoamentos. 

 

Fonte: BdF Pernambuco

Edição: Vanessa Gonzaga