Pernambuco

SOLIDARIEDADE

Campanha arrecada materiais de pesca para marisqueiras do rio Timbó, em Igarassu (PE)

Campanha pretende melhorar condições de trabalho e beneficiamento dos pescados na comunidade de Cuieras

Brasil de Fato | Recife (PE) |
De acordo com as organizadoras, essas ações atingirão a curto prazo diretamente 25 famílias quilombolas - Divulgação

Localizada a cerca de 30km do Recife, a comunidade quilombola de Cuieras, na cidade de Igarassu, na Região Metropolitana do Recife, existe há 303 anos. Vivendo às margens do Rio Timbó, a comunidade preza pela autonomia no âmbito alimentar, cultural, educacional e econômico mantendo os princípios e valores ancestrais do território, respeito aos mais velhos e centralização na mulher e na família. 

O estuário do rio Timbó e seus adjacentes é caracterizado como uma APA (Área de Proteção Ambiental) e toda a mata que constitui o quilombo de Cuieiras, que é uma reserva de mata atlântica, é uma APP (Área de Proteção Permanentemente). Mas, a comunidade vem denunciando que a área vem sendo continuamente devastada por grandes empresas e que por isso algumas nascentes de água já estão secando, o que tem impossibilitado a pesca artesanal no local. Além da desvalorização das formas de vida na comunidade, o cenário em Cuieras se agravou com a crise da pandemia do coronavírus, o desemprego e a alta dos preços dos alimentos.

Diante deste cenário, a comunidade resolveu iniciar uma campanha para arrecadar recursos para melhorar as condições de trabalho na área da pesca e beneficiamento com a compra de materiais, ferramentas e insumos. A ideia é também de construir uma sede para a organização quilombola que se chama Casa Ìyá Marisqueira. 

Para a construção da casa, a comunidade está em busca de doações em dinheiro através de um financiamento coletivo, ou a doação direta de enxadas, pás, foices, carro de mão e o aluguel de uma carreta. Para o apoio nas atividades de pesca e beneficiamento as doações são de jereré, luvas, taxo, galeia, freezer, embalagens, um fogão industrial, caixa térmica, kit de utensílios de cozinha e um botijão de gás. Quem desejar contribuir deve acessar a página da campanha.

A construção do local irá potencializar a geração de renda, além de reuniões, cursos e oficinas internas, entre outras atividades necessárias para a organização comunitária. De acordo com as organizadoras, essas ações atingirão a curto prazo diretamente 25 famílias quilombolas, e indiretamente toda a comunidade.

 

 

Edição: Vanessa Gonzaga