Rio Grande do Sul

Coluna

Quebrar as patentes das vacinas contra covid-19 é revolucionário

Imagem de perfil do Colunistaesd
Câmaras de Vereadores, Assembleias Legislativas, prefeitos, entidades, governadores, todos deveriam pressionar com moções, pedidos e pressão, para que a Câmara aprove logo o PL do senador Paulo Paim - Divulgação
Todos aqueles que defendem a Nação deveriam cerrar fileiras pela aprovação do PL do senador Paim

Os poucos laboratórios que detém as patentes das vacinas têm sua capacidade de produção no limite e produzem para os países que já compraram as vacinas. Quem, como o Brasil, só começou a ir atrás de vacinas agora, vai pagar muito mais caro para receber as doses só depois de setembro ou até em 2022. E vai pagar 10 vezes mais por cada dose. Cada dose das vacinas oferecida ao Brasil no ano passado custava em média 2,80 dólares. Hoje há vacinas sendo vendidas a 28 dólares.

A Quebra das Patentes, mesmo que temporária, possibilitará que mais laboratórios possam produzir as vacinas. E no Brasil já há dezenas de laboratórios que produzem vacina animal prontos para produzi-la. Basta ter acesso às fórmulas dos insumos.

Estes laboratórios têm condições de produzir 80 milhões de doses em menos de um mês. Mas precisam autorização para acessar a fórmula e fabricar seus próprios insumos.

Não faz sentido milhares de pessoas morrendo no Brasil e no mundo todos os dias, enquanto os bilionários donos dos laboratórios tratam a vacina como mais um produto do mercado. O tal “Mercado” está literalmente condenando milhões a morte, porque muitas nações nunca terão dinheiro suficiente para pagar o que eles querem receber pelas vacinas que… salvam vidas.

Foi o corajoso Brasil que quebrou a patente dos remédios para a AIDS em 2006. Com isto os custos de produção do coquetel de remédios contra AIDS caíram e o Brasil passou inclusive a fornecer estes remédios para países mais pobres da África, onde antes morriam aos milhares de AIDS, porque não havia dinheiro para pagar pelos remédios.

E lembram da corajosa decisão de quebrar a patente de centenas de remédios mais populares que possibilitaram o começo da produção dos Remédios Genéricos no Brasil? Foram as patentes quebradas dos originais que possibilitaram isto. E todo mundo sabe que um Genérico faz o mesmo efeito do original, mas custa muito mais barato.

Está na Câmara dos Deputados agora o PL do senador Paulo Paim, que com poucas alterações acabou aprovado pelo Senado quase de forma unânime..

Todos aqueles que defendem a Nação, contra a loucura bolsonarista e o mortal neoliberalismo que fez o Brasil ser um dos poucos países que falou contra a Quebra das Patentes, deveriam cerrar fileiras pela rápida tramitação e aprovação na Câmara dos Deputados para mostrar que aqui no Brasil ainda prezamos a vida e que Bolsonaro e o bolsonarismo são um “ponto fora da curva” do que é de fato o Brasil.

Câmaras de Vereadores, Assembleias Legislativas, prefeitos, entidades, governadores, todos deveriam pressionar com moções, pedidos e pressão, para que a Câmara aprove logo o PL e, que em Bolsonaro se recusando, promulgue a Lei.

Cada minuto perdido são mais vidas que se perdem desnecessariamente.

* Este é um artigo de opinião. A visão do autor não necessariamente expressa a linha editorial do jornal Brasil de Fato.

Edição: Katia Marko