saúde mental

Artigo | Ensinamentos da Reforma Psiquiátrica para os tempos de pandemia

A luta antimanicomial traz a compreensão de que os problemas mentais não são apenas diagnósticos psiquiátricos

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Foram diversas políticas que não tiveram como foco a “doença”, mas a pessoa, suas particularidades e seus determinantes sociais. Neste momento de pandemia precisaríamos de políticas assim - Reprodução Abrasco

Muitas vezes entendida apenas como uma política que fechou manicômios e abriu serviços comunitários de saúde mental, os CAPS, a Reforma Psiquiátrica brasileira, materializada pela lei 10.216/2001 e registrada no calendário das efemérides pelo 18 de maio, dia da luta antimanicomial, é muito mais do que isso.

Continua após publicidade

Com origens no final da década de 1970, o movimento da Reforma e da luta antimanicomial traz a compreensão de que os problemas mentais não são apenas diagnósticos psiquiátricos. É uma luta pelo reconhecimento de que cada sujeito é singular e, portanto, deve ser acolhido à luz dos seus contextos e histórias. Desta forma, podemos compreender e lidar com o sofrimento de maneira mais ampla.

:: Lei Antimanicomial completa 20 anos com novas diretrizes e sob risco de desmonte ::

Este entendimento defendido pela atenção psicossocial da Reforma Psiquiátrica nunca fez tanto sentido como na conjuntura atual. Vivemos uma crise que não é apenas sanitária, mas econômica, social e ambiental.

Ficamos “depressivos” com a epidemia de uma doença que sufoca e nos obriga a um luto sem fim. Ficamos “ansiosos” com o aumento vertiginoso do desemprego nos últimos anos e a quebra de vários negócios sem apoio do governo.

:: O que é o eletrochoque, defendido pelo novo coordenador de Saúde Mental do SUS? ::

Ficamos “insones” quando constatamos o retorno da fome em diversos indicadores nacionais. Nossa autoestima se esvai ao assistirmos nossas florestas serem queimadas e nossa ascensão como párias internacionais. Por fim, ficamos “paranoides” com a ameaça constante de um retorno à ditadura e ataques frequentes à democracia.

Políticas públicas

Portanto, nessa escalada dos mais diversos problemas de saúde mental nos perguntamos: como “trataremos” isso? Com remédios? A Reforma Psiquiátrica, cuja lei 10.216 a oficializou, completa 20 anos. Pudemos aprender com esse movimento o que foi desenvolver políticas públicas de qualidade.

:: Coletivos seguem organizados contra cortes em programas de saúde mental ::

Podemos comemorar, pois entre 1985-2015 fomos inventivos. Criamos Consultórios na Rua para atendermos população em situação de rua, Centros de Atenção Psicossocial comunitários, programa de incentivos financeiros para egressos de manicômios (Programa de Volta pra Casa), iniciativas públicas de economia solidária para reinserção do cidadão pelo trabalho e consolidamos ações em saúde mental na Atenção Primária à Saúde, principalmente por meio dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF), dentre outros.

Realidade atual

Foram diversas políticas que não tiveram como foco a “doença”, mas a pessoa, suas particularidades e seus determinantes sociais. Neste momento de pandemia precisaríamos de políticas assim, adaptadas à realidade atual. Atendimentos online sim, mas com garantia de acesso à internet e continuidade de tratamento em serviços territoriais no pós-pandemia.

:: Artigo | Dia 18 de maio: Ainda estampamos nossas caras com uma insana alegria ::

Melhoria do acesso não só para tratamento de transtornos mentais, mas para todas as condições de saúde que, paradoxalmente, tiveram diversas portas fechadas no sistema de saúde. Vemos, entretanto, deste governo, a inação e o retrocesso. Precisamos recuperar este olhar ético e solidário e, por isso, precisamos lembrar o 18 de maio.

 

*Os autores são pesquisadoras e pesquisadores do GT Saúde Mental da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO).

**Este é um artigo de opinião. A visão do autor não necessariamente expressa a linha editorial do jornal Brasil de Fato.

Edição: Vivian Virissimo