Pernambuco

COMBATE À FOME.

MTST ocupa imóvel abandonado para a construção de cozinha solidária no Recife

A unidade começou a servir refeições nesta terça (18); Polícia Militar está tentando entrar no local

Brasil de Fato | Recife (PE) |
O movimento pretende inaugurar cozinhas solidárias em todos os estados onde atua - Paloma Luna /MTST

Na madrugada desta terça (18) o Movimento de Trabalhadores Sem-Teto (MTST) iniciou a estruturação da 9ª unidade de Cozinha Solidária do Brasil, desta vez, na Vila Santa Luzia, no bairro da Torre, Zona Oeste do Recife. O MTST ocupou o imóvel, atualmente abandonado, com a finalidade de instalar mais uma das 26 cozinhas solidárias que o movimento pretende inaugurar em todos os estados onde atua. Neste momento, a Polícia Militar chegou ao local tentando entrar arbitrariamente na ocupação, de acordo com a denúncia feita pelo movimento nas redes sociais

A Cozinha Solidária funcionará no antigo Núcleo de Triagem de Recicláveis, prédio pertencente à Prefeitura do Recife, desocupado há mais de uma década, descumprindo sua função social de atender à população. A ocupação se deu na noite desta segunda-feira (17) e as primeiras refeições já começaram a ser servidas. 

A inauguração oficial da Cozinha Solidária da Vila Santa Luzia está prevista para a próxima quinta-feira (20), com a presença de Guilherme Boulos, da Coordenação Nacional do MTST.

“As cozinhas tendem a ser o coração das ocupações. Nesse contexto de volta ao mapa da fome e fragilidade das estruturas que sustentam a vida das pessoas, as cozinhas solidárias vêm como um caminho para demarcar o que é possível de ser feito para oferecer o mínimo de segurança alimentar às pessoas. A luta vai além da moradia. É por reforma urbana e por ações que criem condições de vida digna nas cidades”, disse a coordenadora estadual do MTST Pernambuco, Juliana de Carvalho. 

Além da distribuição gratuita de refeições completas e balanceadas, o projeto também visa o cultivo de hortas urbanas comunitárias nas periferias, que fornecerão alimentos para as cozinhas solidárias e, sempre que possível, para doação às comunidades próximas.

A iniciativa se dá em um momento crucial do enfrentamento à fome e da pandemia de Covid-19 no Brasil. Já são três meses desde que o Governo Federal suspendeu o auxílio emergencial, que impactou cerca de 68 milhões de brasileiros e levou cerca de 15 milhões destes de volta à pobreza – nos últimos dias, a volta da ajuda financeira tem sido debatida no Congresso, embora seu novo valor, ainda em discussão, se mostre insuficiente para garantir a sobrevivência digna de uma família brasileira.

Em nota, a Prefeitura do Recife afirmou que "esteve reunida, na manhã desta terça-feira (18), com os manifestantes que ocuparam um imóvel situado na Rua Eliéser Olímpio de Moura, no bairro da Torre. Contudo, durante as conversas, o movimento não apresentou reivindicações à gestão municipal. O governo municipal destaca que o referido imóvel pertence ao município e serviu de espaço para a realização de projetos sociais e cursos de qualificação profissional ao longo dos últimos anos. Entretanto, devido à pandemia do novo coronavírus, as atividades foram suspensas temporariamente, por gerar aglomerações de pessoas e a necessidade de respeitar os protocolos sanitários".

 

Edição: Vanessa Gonzaga