Rio Grande do Sul

Crime

ONG Somos denuncia jornalista gaúcho na polícia por homofobia

Boletim de ocorrência por crime de homofobia contra o jornalista Políbio Braga foi registrado na noite desta terça-feira

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Palácio Piratini foi iluminado com as cores da bandeira do orgulho LGBTI+ no Dia Internacional de Combate a LGBTfobia - Felipe Dalla Valle / Palácio Piratini

A ONG Somos – Comunicação, Saúde e Sexualidade registrou na noite desta terça-feira (18) um boletim de ocorrência por crime de homofobia contra o jornalista Políbio Braga. O comunicador, ao noticiar ação do governador Eduardo Leite (PSDB), que iluminou o Palácio Piratini com as cores da bandeira do orgulho LGBTI+ no Dia Internacional de Combate a LGBTfobia, proferiu comentários discriminatórios associando a homossexualidade à zoofilia e questionou a posição da Organização Mundial da Saúde (OMS) que, desde 1990, não considera as orientações sexuais não-heterossexuais como doenças.  

O texto foi publicado no blog do jornalista. Em um trecho, ele escreveu que “o governador Eduardo Leite decidiu comemorar em alto estilo a legalização do homossexualismo (sic) como opção da vontade sexual das pessoas e não como uma patologia, pelo menos do ponto de vista da polêmica OMS”. 

Para Caio Klein, advogado e diretor executivo da Somos, esse tipo de atitude é inadmissível. “A homofobia é reconhecida como um crime pelo STF e é muito simbólico que este ataque aconteça justo em uma data tão importante, que pede justo o fim da discriminação contra pessoas LGBTI+. Iremos tomar todas as medidas cabíveis e esperamos que o caso seja acolhido pela Delegacia de Polícia de Combate à Intolerância de Porto Alegre e que ela denuncie o profissional ao Ministério Público”, explica.

O jornalista e diretor operacional da ONG, Gabriel Galli, explica que a situação se torna ainda mais grave quando cometida por um profissional da comunicação. "Além da ilegalidade como um todo, Braga também desrespeita o Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros, que é muito objetivo ao definir que o jornalismo não pode servir para atacar os direitos humanos e colocar em ainda mais vulnerabilidade populações já discriminadas. O que um comunicador fala tem potencial multiplicador", afirma.

Nesta quarta-feira (19), após pedido da deputada estadual Luciana Genro (PSOL), com base na denúncia da Somos, o presidente da Assembleia Legislativa, Gabriel Souza, retirou anúncio da Casa no blog do jornalista Políbio Braga.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Katia Marko