Paraná

Covid-19

Câmara de Curitiba questiona Ministério da Saúde sobre distribuição de vacinas

Além da União, o governo estadual também foi acionado pela Câmara de Vereadores da capital

Curitiba (PR) |
Com a pandemia, as sessões da Câmara Municipal de Curitiba são feitas por videoconferência - Foto: CMC

O presidente da Câmara Municipal de Curitiba (CMC), Tico Kuzma (Pros), informou aos vereadores da cidade, nesta segunda-feira (24), que o Legislativo questionou formalmente o Ministério da Saúde sobre a distribuição das vacinas aos estados. “Pedimos explicações sobre os critérios de distribuição e qual é o motivo do Rio Grande do Sul ter recebido 850 mil doses a mais que o Paraná, quando o nosso estado tem 100 mil habitantes a mais”, afirmou Kuzma. Além da União, o governo estadual também foi acionado pela Câmara de Vereadores da capital.

Segundo a estimativa populacional utilizada pelo Tribunal de Contas da União para o ano de 2019, o Rio Grande do Sul teria 11,3 milhões de habitantes, portanto menos que o Paraná, com 11,4 milhões. Contudo, segundo o Ministério da Saúde, o Rio Grande do Sul já recebeu 5.978.990 doses de imunizantes, acima das 4.905.000 distribuídas ao Paraná.

No ofício, a Câmara pede que a União "promova a análise da viabilidade de igualar a quantidade de doses distribuídas ao Estado do Paraná com a maior brevidade possível, observados o critério populacional antes mencionado, uma vez que a cidade de Curitiba encontra-se sob bandeira laranja e tem registrado elevação diária dos casos de contaminação e óbitos decorrentes da Covid-19."

*Com informações da assessoria da Câmara Municipal de Curitiba

Edição: Lia Bianchini