Pernambuco

Coluna

O que esperar da CPI da Covid-19

Imagem de perfil do Colunistaesd
Parlamentares durante sessão da CPI da Covid, no Senado - Pedro França/Agência Senado
Tem sido possível reconstituir cada passo da política de Bolsonaro e de seu governo

Com pouco mais de 3 semanas de CPI da Covid-19 no Senado Federal, já é possível tirar algumas conclusões e apontamentos sobre o trabalho dos senadores até agora. Minha impressão maior é a de que se, por um lado, não há grandes novidades no que se trouxe nos depoimentos até agora, por outro, se explicita o quão o governo foi irresponsável na suposta condução das políticas de saúde na maior crise sanitária da história do país.

Eu chamo de irresponsabilidade, mas é o mínimo a se dizer até agora. Até porque a grande questão, já apontada em brilhante estudo conduzido pela professora Deisy Ventura, é que o governo atuou de fato em busca da tal imunidade de rebanho. É isto que se desenha a cada depoimento na CPI, mesmo os que se baseiam em mentiras, como vimos na fala do ex-ministro da saúde, o paraquedista Pazuello.

A cada resposta, e até mesmo nos silêncios intencionais, tem sido possível reconstituir cada passo da política de Bolsonaro e de seu governo de apostar na imunidade rebanho. Os depoimentos dos membros do governo até agora só parecem ignorar o que sempre soubemos e denunciamos: ainda que possível, um grande processo de imunidade coletiva só aconteceria às custas de muito sofrimento, mortes e famílias despedaçadas. O resultado é que cá estamos, sem a tal imunidade e com mais de 450 mil mortes já registradas oficialmente.

As próximas semanas prometem ainda mais elementos que ajudarão a compor o relatório final e expor ainda mais a política de morte do governo. Entre os senadores pernambucanos, se destacam o senador Humberto Costa (PT), membro da oposição e titular da CPI, e Fernando Bezerra Coelho (MDB), que está como suplente na Comissão Parlamentar de Inquérito e cumprindo uma vergonhosa tarefa de defesa do Governo Federal e das posições de Jair Bolsonaro.

Com duração, a princípio, de 90 dias, a CPI deverá ainda ser palco de muitos embates e questões que permearão o debate público nas próximas semanas. Entretanto, mais do que o circo e os memes que surgem quase que automaticamente, vale não perder de vista que o mais importante será o seu resultado final. É a construção do relatório, com todos os elementos que ajudem a apresentar de forma mais concreta possível toda a responsabilidade do governo para com o caos que nos meteram.

As opiniões contidas nesta coluna não refletem necessariamente a opinião do jornal

 

Edição: Vanessa Gonzaga