Pernambuco

Coluna

Perguntas que (ainda) não vão calar

Imagem de perfil do Colunistaesd
"Se o governo não deu ordem pra que a manifestação fosse reprimida, quais eram as orientações oficiais para a atuação da polícia durante o protesto?" - PH Reinaux
Quem era o responsável pelos diversos batalhões que desde cedo se organizaram no centro da cidade?

A necessária mudança no comando da Polícia Militar de Pernambuco anunciada pelo governador Paulo Câmara é o início de uma resposta política à crise gerada depois da emboscada ao protesto contra Bolsonaro. Mas ainda está longe de responder às perguntas que a gente vai seguir fazendo:

Quem deu a ordem para que a Polícia Militar de Pernambuco atacasse, sem nenhuma provocação, um grupo de milhares de militantes que caminhavam de forma não violenta no último sábado, dia 29 de maio, no Recife?

Quem era o responsável pelos diversos batalhões que desde cedo se organizaram no centro da cidade?

Se o governo não deu ordem pra que a manifestação fosse reprimida, quais eram as orientações oficiais para a atuação da polícia durante o protesto?

Por que o secretário de Defesa Social que observava o protesto direto do centro de monitoramento (como informou o secretário de Justiça e Direitos Humanos Pedro Eurico) não estranhou a forma com que a guarnição da PM se posicionou fechando o caminho por onde passaria o protesto?

Por que o secretário de Defesa Social, que assistia a tudo, não deu ordem para interromper a violência policial assim que ela começou?

Por que o governador de Pernambuco, que assistia a tudo, não deu ordem para interromper a violência policial assim que ela começou?

Quanto custou aos cofres públicos o massacre do sábado passado? Quanto foi gasto com diárias de policiais, alimentação, balas de borracha, combustíveis, bombas de efeito moral e gás de pimenta?

Por que os policiais que participaram da emboscada às pessoas que caminhavam pacificamente não foram presos preventivamente?

Que reparação o Governo do Estado dará aos dois trabalhadores que perderam a visão ao serem alvejados a curta distância com tiros de bala de borracha?

Os telefones celulares dos oficiais que comandavam as tropas no centro da cidade já foram apreendidos para análise?

Já foi quebrado o sigilo bancário e telefônico dos oficiais que estavam à frente dos batalhões no último sábado?

Que medidas o Governo de Pernambuco tomará para garantir a segurança de manifestantes nos próximos protestos que certamente serão realizados para que se interrompa o governo Bolsonaro, que tem agido de forma protagonista na disseminação da Covid19 no Brasil?

Quem manda na Polícia Militar de Pernambuco?

Edição: Monyse Ravena