ACOLHIMENTO

Curso gratuito na Unifesp prepara migrantes e refugiados para empreender no Brasil

Alunos estrangeiros aprendem a montar um plano de negócios e como lidar com leis e burocracia que são parte do processo

Brasil de Fato | Lábrea (AM) |
Em 2020, o Brasil tinha 43 mil pessoas reconhecidas como refugiadas em seu território - Foto: Painera/USP

A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) abriu inscrições para um minicurso de empreendedorismo voltado a migrantes e refugiados que vivem o desafio de gerir o próprio negócio no Brasil. 

As aulas são quinzenais, online e gratuitas, começando a partir do dia 16 de julho, e abordarão desde a concepção de empreendedorismo até abertura de empresa, captação de clientes, gestão de mídias eletrônicas e comércio a distância. 

“É um curso básico que vai fornecer aos refugiados e migrantes que tenham interesse em montar seu próprio negócio uma noção de quais são os desafios e caminhos a percorrer”, explica João Amorim, professor de Direito Internacional e coordenador da cátedra Sérgio Vieira de Melo, do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados, na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

O curso faz parte de uma estratégia de acolhimento de estrangeiros que procuram abrigo em solo brasileiro. Muitos passam por dificuldades de empregabilidade e acesso ao mercado de trabalho e, mesmo com formação superior ou técnica, não conseguem emprego formal.

:: Livro sobre crianças refugiadas chega a 130 mil estudantes de escolas públicas ::

“Seja por que há grande demanda e pouquíssima oferta de revalidação de diplomas, seja por conta do próprio mercado de trabalho brasileiro, que está em crise, com uma onda de milhões de desempregados”, explica o docente.

Segundo Amorim, o cenário desfavorável do emprego formal estimula os estrangeiros a empreender, principalmente no ramo da gastronomia, em que podem trazer um diferencial de mercado que é seu eventual conhecimento sobre uma culinária de outro país, com restaurantes, entrega de marmitas ou comida de rua. O propósito do curso é permitir que os empreendimentos possam ter sustentabilidade, garantindo a renda das famílias. 

:: Refugiados no Brasil sofrem com racismo e falta de políticas públicas ::

“Ou seja, fazer o planejamento, montar um plano de negócios. À toda essa parte que é crucial para o sucesso do negócio, a maioria não tem acesso, seja por desconhecimento, dificuldades ou burocracias muitas vezes impostas arbitrariamente pelos órgãos públicos, ou pela própria concorrência de mercado”.

A previsão de conclusão do curso é no dia 9 de setembro. As aulas serão ministradas das 18h às 19h30 através de um endereço eletrônico divulgado após a realização da inscrição.

Os interessados devem entrar no site da Unifesp e procurar pelo nome "Minicurso de empreendedorismo" ou pelo código 20223. Clique aqui para acessar.

Braços abertos 

A estruturação do projeto é feita pelos integrantes da empresa sem fins lucrativos formada por alunos de graduação da Escola Paulista de Política, Economia e Negócios (Eppen), do campus de Osasco da Unifesp. 

O professor Amorim destaca o engajamento da comunidade universitária em torno do tema: “Já estamos na segunda turma de refugiados ingressantes nos cursos de graduação da Unifesp. Criamos um programa de abertura de vagas de graduação para refugiados, apátridas e portadores de vistos humanitários, com um vestibular específico que atende às peculiaridades da condição deles”.

Edição: Vinícius Segalla