Pernambuco

#19JFORABOLSONARO

Saiba em quais cidades de Pernambuco acontece ato #ForaBolsonaro neste sábado (19)

Seguindo recomendações de segurança sanitária, pernambucanos saem mais uma vez às ruas contra Bolsonaro e pela vacina

Brasil de Fato | Petrolina (PE) |
Após a repressão da PM no último ato em Recife, há a expectativa para a atuação da corporação neste sábado - Foto: Rani de Mendonça

As manifestações do último dia 29 de maio mobilizaram mais de 420 mil pessoas em mais de 200 municípios e 14 países contra o governo Bolsonaro. A gestão federal já acumula 494 mil mortes por covid-19. Neste sábado, 19 de junho, movimentos populares em todo o país saem às ruas novamente sob o lema "Vacina no braço, comida no prato". 

A campanha Fora Bolsonaro é composta pela Frente Brasil Popular, a Frente Povo Sem Medo, partidos políticos, organizações não-governamentais e outros coletivos. Em Pernambuco, onde ganhou visibilidade nacional a ação violenta da Polícia Militar que deixou dois homens cegos, os cuidados com a segurança estão redobrados e há expectativa para a atuação da corporação.

Recomendações sanitárias

Os organizadores reforçam os cuidados sanitários: o uso obrigatório de máscaras modelo PFF2/N95 ou máscara cirúrgica por baixo da máscara de pano (organizadores deverão distribuir para quem estiver sem máscara adequada); distanciamento social entre os manifestantes; evitar abraços e contato físico com as pessoas; não compartilhar objetos pessoais; higienizar as mãos com álcool em gel constantemente.

Até o momento, sete municípios confirmaram atos em Pernambuco.

Confira a lista:

- Caruaru - Grande Hotel, às 9h;

- Petrolina -  Praça Dom Malan/Catedral, às 9h;

- Recife - Praça do Derby indo pela Conde da Boa Vista até Guararapes, às 9h;

- Salgueiro - Av. Agamenon Magalhães (entrada da feira livre), às 8h;

- São José do Egito  - Rua da Baixa - em frente a estátua do poeta, às 9h;

- Serra Talhada - Praça do Pajeú /Igreja Nossa Senhora da Penha, às 15h30;

- Surubim -  Praça Dídimo Carneiro, às 8h30.

Em alguns municípios, houve a deliberação de não haver ato presencial, como no caso de Garanhuns, onde a Frente Brasil Popular do Agreste decidiu por fazer outros tipos de ação, tendo em vista a situação atual do sistema hospitalar, em que quase não há mais leitos de UTI e leitos de retaguarda. As organizações optaram por  colocar carros de som nas ruas e realizar um encontro virtual com análise de conjuntura e intervenções artísticas. No município vizinho, São João, a Frente Brasil Popular do Agreste está organizando uma intervenção no ponto turístico da cidade.

Se o seu município tem ato confirmado e não está listado acima, você pode nos informar através das nossas redes sociais: @brasildefatope.

Edição: Monyse Ravena