Rio de Janeiro

VIOLÊNCIA

Niterói (RJ) tem aumento de 500% no número de tiroteios

Instituto Fogo Cruzado aponta que disputas entre o Terceiro Comando Puro e o Comando Vermelho aumentaram a violência

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Pessoas covid
O pico dos tiroteios no município de Niterói ocorreu no mês de maio - Jaqueline Deister

O município de Niterói, na região metropolitana do Rio, teve um aumento de 500% no número de tiroteios e disparos de arma de fogo em junho se comparado com o mesmo mês do ano passado. O levantamento é do Instituto Fogo Cruzado que contabiliza 30 tiroteios neste mês, enquanto no mesmo período em 2020 foram registrados cinco.

De acordo com a plataforma, desde março deste ano, os tiroteios na cidade de Niterói se tornaram mais frequentes. Segundo o estudo, o mês de pico dos disparos de arma de fogo foi maio, contabilizando 35 tiroteios. Em março e abril foram, respectivamente, 19 e 25 tiroteios.

Leia mais: Polícia Civil solicita sigilo de 5 anos sobre documentos da operação no Jacarezinho

O Fogo Cruzado aponta que as disputas entre o Terceiro Comando Puro e o Comando Vermelho intensificaram a violência nas favelas do município neste mês. O levantamento revela que o número de tiroteios chega a 67%, sendo o Morro do Estado, o mais afetado com cinco tiroteios.

Grande Rio

No balanço do mês realizado pelo instituto, 136 pessoas foram baleadas no Grande Rio, 72 morreram e 64 ficaram feridas. O número de mortos e de feridos foi 41% e 45% maior que o mesmo período de 2020, quando 51 pessoas morreram e 44 ficaram feridas.

Leia mais: Violência no RJ vitimou 15 grávidas desde 2017, afirma plataforma Fogo Cruzado

Os cinco municípios da região metropolitana mais afetados foram: Rio de Janeiro: 207 tiroteios, 28 mortos e 27 feridos; São Gonçalo: 53 tiroteios, seis mortos e 25 feridos; Niterói: 30 tiroteios, 10 mortos e oito feridos; Duque de Caxias: 21 tiroteios e seis mortos e Belford Roxo:17 tiroteios e três mortos.
 

Edição: Jaqueline Deister