Pernambuco

LUTA

Bancários de Pernambuco realizam vigília por vacinação da categoria

A agenda de luta dos bancários também envolve uma convocatória para uma assembleia geral na próxima segunda-feira (05)

Brasil de Fato | Recife (PE) |

Ouça o áudio:

Interlocutores do Governo afirmam que estão empenhados em ampliar a vacinação para os bancários, mas até agora o Governador segue em silêncio - Divulgação/Sindicato dos Bancários de Pernambuco

Na manhã desta quinta-feira (01) o Sindicato dos Bancários de Pernambuco iniciou mais uma vigília em frente ao Palácio do Governo do Estado para cobrar a prioridade na vacinação da categoria.

A agenda de luta dos bancários também envolve uma convocatória para uma assembleia geral na próxima segunda-feira (05) às 19h em formato virtual. O indicativo é realizar uma paralisação das atividades por 24h no dia 8 de julho em defesa da imunização dos bancários, já que o funcionamento dos bancos foi considerado como serviço essencial desde o início da pandemia. 

O manifestação busca cobrar uma resposta ao pedido apresentado pelo Sindicato em reunião com a secretaria de Saúde e da Casa Civil. Na ocasião, os representantes do governo do Estado assumiram o compromisso com o Sindicato de realizar uma reunião para analisar a viabilidade da vacinação dos trabalhadores do setor bancário. O sindicato afirma que já entregou ao governo do estado os dados sobre o número de trabalhadores que ainda não foram vacinados em Pernambuco.

"Os bancários não pararam de trabalhar desde o início da pandemia, expostos à contaminação em agências superlotadas, para garantir os serviços à população, aos municípios e ao próprio Estado. Agora, como o governo não cumpriu com sua palavra, vamos realizar ações contundentes pela vida dos bancários. A participação de toda categoria é decisiva neste momento", afirma o presidente eleito do Sindicato, Fabiano Moura.

A categoria bancária foi considerada essencial pelo Decreto 10.282/2020 ainda no mês de março de 2020, mas ainda não está contemplada pelo calendário de vacinação de Pernambuco.

Edição: Vanessa Gonzaga