Rio Grande do Sul

MÚSICA

Pedro Longes lança último single, "Cavalos no Quarto", que antecipa seu novo álbum Sinestesias

Canção em parceria com Daniel Mueller chega às plataformas digitais nesta sexta (9)

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Pedro Longes conclui o lançamento dos singles do seu projeto "Sinestesias" - Foto: Luis Ferreirah

Na próxima sexta-feira (9), Pedro Longes disponibiliza em todas as plataformas a canção “Cavalos no Quarto”, último single do projeto Sinestesias. O evento precede o lançamento do álbum homônimo, previsto para outubro deste ano.

A música foi composta e interpretada em parceria com o músico catarinense Daniel Mueller. Seguindo a sonoridade acústica do projeto Sinestesias, foi registrada ao vivo no Estúdio Soma.

Escrita à distância, enquanto Pedro ainda morava no Chile, “Cavalos no Quarto” é a primeira composição realizada em parceria com Daniel, depois de terem participado de outros projetos musicais, em 15 anos de amizade. Atualmente residindo em Santa Catarina, Daniel Mueller morou no Rio Grande do Sul, onde realizou diversos trabalhos artísticos e cursou bacharelado em violão, pela UFRGS.

Para celebrar o lançamento, Pedro Longes convida Daniel Mueller para um bate-papo musical, na quinta-feira (8), às 20h, com transmissão pelo Instagram. No encontro, os artistas irão apresentar canções e os processos de composição, bem como as histórias que as envolvem.

Projeto Sinestesias

Após um período de quatro anos vivendo no Chile, Pedro Longes retorna ao Rio Grande do Sul, apresentando, durante o ano de 2021, o projeto Sinestesias, que compreende o lançamento de canções autorais inéditas e novas versões para composições lançadas anteriormente. Além dos singles e do show ao vivo, gravado para o Ecarta Musical e disponível no Youtube, o projeto prevê o lançamento do álbum Sinestesias, em outubro deste ano, além de shows online.

O projeto, que teve início em 14 de janeiro deste ano, contou até aqui com os lançamentos de “Hermosa”, em parceria com a cantora e compositora Anaadi, vencedora do Grammy Latino 2018; “Lares Quebrados”, em parceria com a cantautora argentina Ana Clara Moltoni; as canções “Samba Erudito”, “Tema para Natalia” e “Valsa em Solidão”, com o convidado André Vicente; e a canção “Nós Hemos de Vir”, onde Pedro canta em formato voz e violão. Estas e outras gravações, como demos e faixas extras, estarão presentes no álbum Sinestesias.

Sinestesias tem a produção e divulgação de Silvia Abreu, fotografias de Luis Ferreirah, gravuras de Natalia Babarovic e pinturas de Pedro Longes em sua identidade visual.

Sobre Pedro Longes

Durante os quatro anos em que morou em Santiago do Chile, Pedro estudou composição e arranjo com o músico chileno Oscar Torres, além de ter cursado canto popular no Instituto ProJazz Chile, filiado ao Berklee College of Music. Em 2018, lançou o álbum “Longes Canta Spinetta”, celebrando um dos maiores nomes da música argentina e latino-americana: Luis Alberto Spinetta (1950-2012). Acompanhado por uma uma banda formada por músicos chilenos, o álbum traz oito canções de Spinetta na voz de Pedro Longes, em novos arranjos e com letras traduzidas poeticamente ao Português.

Durante os dois últimos anos no país de Violeta Parra, Los Jaivas, Victor Jara e tantos outros importantes artistas, Pedro Longes apresentou os discos Conexión e Longes Canta Spinetta no show Pedro Longes Trío, ao lado do baterista argentino Juánchi Pérez e do contrabaixista chileno Pablo Torrejón. Dentre diversos locais e festivais, apresentaram o show no Thelonious Lugar de Jazz, uma das mais tradicionais casas de jazz do Chile, onde fizeram um registro ao vivo, disponível no Youtube.

De volta ao Rio Grande do Sul, além do projeto Sinestesias, Pedro lançou nas plataformas digitais, em março deste ano, o álbum de inéditas “Canções de Amor e Solidão”, em formato EP. O trabalho conta com arranjos e instrumentação do músico porto-alegrense James Liberato, vencedor do Prêmio Açorianos de Música 2020, na categoria melhor disco instrumental.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Marcelo Ferreira