Rio Grande do Sul

Formação

O Fascismo e a síndrome do mal é tema de palestra na noite desta segunda-feira (12)

O painel estreia um ciclo de debates promovido pelo Círculo do Partido Democrático (PD) da Itália em Porto Alegre

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Antonio David Cattani é professor titular do curso de Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e autor de vários livros - Foto: Igor Sperotto

"O Fascismo e a síndrome do mal" é o título da palestra ministrada pelo professor e pesquisador Antonio David Cattani nesta segunda-feira (12), às 19h30. 

O painel estreia um ciclo de debates promovido pelo Círculo do Partido Democrático (PD) da Itália em Porto Alegre. O objetivo é analisar o fenômeno do fascismo em diferentes períodos e países e os paralelos com a atualidade.

Cattani é professor titular do curso de Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e autor de vários livros. Sua última publicação com o título “A síndrome do mal” (2020), trata das características do fascismo na contemporaneidade. Doutor pela Universidade de Paris, professor-visitante na Universidade de Bolonha, o pesquisador do CNPq tem realizado diversos estudos sobre a temática.


O ciclo terá um painel mensal com diferentes convidados, sempre na 2ª segunda-feira do mês / Divulgação

"Experimentamos um período de caos sistêmico global causado pela pandemia e caberá a nós resistir à sedução que as soluções autoritárias podem exercer nos momentos de crise social. Caberá a nós refletir e não tropeçar nas engrenagens do autoritarismo, relembrando as experiências do século XX e experiências mais recentes”, adianta a coordenadora do ciclo, Cláudia Antonini.

Advogada, presidenta da Associação dos Tradutores Públicos do RS, Cláudia participa do painel juntamente com o advogado, candidato ao Parlamento italiano (PD) em 2018 e presidente do Círculo PD Porto Alegre, Fabio Vicenzi, e o advogado, vereador de Porto Alegre por dois mandatos (PT), secretário do Círculo PD Porto Alegre e diretor do Laboratório de Pesquisas Públicas e Sociais, Marcelo Sgarbossa.

O ciclo terá um painel mensal com diferentes convidados, sempre na 2ª segunda-feira do mês.

As transmissões ocorre pelo Facebook e pelas radiowebs dirigidas à comunidade italiana da América Latina:

bellaciaowebradio.com e brasitaliawebradio.com


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Katia Marko