Rio Grande do Sul

PROTESTO

Manifestantes voltam às ruas de Porto Alegre pelo "Fora Bolsonaro" em esquenta para o 24J

A manifestação, que reforçou a luta por vacina já e auxílio emergencial justo, também pediu um basta às privatizações

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Ato percorreu as ruas centrais da capital gaúcha - Carol Lima

Milhares de pessoas voltaram às ruas para gritar “Fora Bolsonaro”, na noite desta terça-feira (13), no centro de Porto Alegre. A manifestação, que também pediu um basta às privatizações, foi um “esquenta” para o quarto dia nacional de mobilização marcado pelas frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo, no próximo dia 24 de julho (24J).

A mobilização reforçou a luta por vacina já para todos e todas, auxílio emergencial de R$ 600, emprego, contra as privatizações, não à reforma administrativa e impeachment já. Moradores de vários edifícios foram às janelas dos seus apartamentos para aplaudir os protestos.

A concentração aconteceu no Largo Glênio Peres, a partir das 18h, de onde os manifestantes saíram em caminhada. O ato passou pela agência central dos Correios na Capital, na rua Siqueira Campos, para um abraço simbólico ao prédio, em repudio ao projeto de lei nº 591/21, do governo Bolsonaro, que prevê a privatização da estatal.


Manifestantes em frente à agência dos Correios em defesa da estatal / Foto: Carol Lima

“É muito importante que o povo esteja na rua, mais uma vez, fazendo um esquenta para o 24J. Principalmente porque o tema dessa mobilização de hoje são as privatizações. E nós sabemos que a intenção do governo Bolsonaro, com a pandemia, é de passar a boiada, como disse o ex-ministro Salles”, destacou o vice-presidente da CUT-RS, Everton Gimenis.

O dirigente sindical também denunciou o avanço das privatizações em nível municipal e estadual, lembrando do projeto de lei que autoriza a privatização da Corsan, enviado em regime de urgência pelo governador Eduardo Leite (PSDB) para Assembleia Legislativa. Ele aproveitou para fazer o convite para a participação no lançamento do Comitê do Plebiscito Popular, que ocorre nesta quarta-feira (14), às 19h.

Os manifestantes seguiram pela Avenida Borges de Medeiros, com pronunciamentos de movimentos sociais, centrais sindicais e partidos de esquerda no carro de som. A caminhada terminou no Largo Zumbi dos Palmares, o tradicional ponto de encerramento das manifestações democráticas em Porto Alegre.

A mobilização aconteceu também em diversas cidades do país, impulsionada pela adesão da população no ato do dia 3 de julho e pelas constantes denúncias de corrupção envolvendo o governo Bolsonaro. Além disso, as últimas pesquisas divulgadas apontam aumento recorde da rejeição ao presidente e incentivam a pressão pelo impeachment.

* Com informações da CUT-RS


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua

Edição: Marcelo Ferreira