Pernambuco

RÁDIO

Encantos dos sebos e da literatura dos clássicos é tema do Prosa e Fato

Apesar do crescimento do mercado de livros digitais, locais como a Praça do Sebo, no Recife, resistem há 40 anos

Brasil de Fato | Recife (PE) |

Ouça o áudio:

Quem passeia pelo centro do Recife se depara em diversos pontas da cidade com a venda de livros - Reprodução/Facebook

Sebo é o nome popular dado a livrarias que compram, vendem e trocam livros usados. a origem da palavra sebo vem de livros ensebados, isso porque antigamente as pessoas costumavam ler à luz de velas e as velas derretidas deixavam marcas nos livros, mesmo naqueles lidos apenas uma vez.

Quem passeia pelo centro do Recife se depara com a venda de livros usados por toda parte, seja nas calçadas da Avenida Guararapes ou na Dantas Barreto, seja em sebos que abrigam livros abaixo do preço de mercado ou obras raras que deixam brilhando os olhos de qualquer apreciador.

Para falar sobre o mercado livros usados no Recife, o Prosa e Fato conversa nesta edição com Severino Augusto da Silva, livreiro da Augusto Livros, na Praça do Sebo e com Louise Xavier, estudante universitária, amante de livros e colunista literária do Brasil de Fato Pernambuco, que vive esta relação de amor com os livros e com o Recife. 

O Prosa e Fato é um programa de entrevistas que debate os mais diversos temas a partir de uma visão popular e vai ao ar na Rádio Paulo Freire 820 AM todas as segundas às 12h, na Rádio Brasil de Fato e também nas principais plataformas de streaming, como Spotify e Google Podcasts.

 

Edição: Vanessa Gonzaga