Minas Gerais

CULTURA

Festival de Inverno da UFMG começa nessa sexta (23)

53º edição do evento será online e acontecerá entre os dias 23 e 31 de julho

Belo Horizonte | Brasil de Fato MG |
"O tema deste ano será Escutas e Vozes dos Brasis, e vai abordar os impasses do Brasil contemporâneo ao rever os 100 anos do modernismo" - Créditos da foto: Divulgação

Nesta sexta-feira, 23 de julho, se inicia a 53º edição do Festival de Inverno Universidade Federal de Minas Gerais. O evento será aberto e gratuito e, pelo segundo ano, será online, por conta da pandemia. O festival será transmitido pelo canal do YouTube da Diretoria de Ação Cultural da UFMG (DAC). (link aqui).

O tema deste ano será Escutas e Vozes dos Brasis, e vai abordar os impasses do Brasil contemporâneo ao rever os 100 anos do modernismo, tendo em vista a proximidade do centenário da Semana de Arte Moderna de 1922.

:: Receba notícias de Minas Gerais no seu celular. Clique aqui ::

Abertura

A Solenidade Oficial de Abertura começa às 18h30, com a presença da reitora da UFMG, Sandra Regina Goulart Almeida. Em seguida, acontece a palestra Menino sem passado em pauta, ministrada pela professora de literatura Eneida Maria de Souza e pelo escritor Silviano Santiago. ÀS 20h15, acontece o encontro poético entre o cantor Arnaldo Antunes e a escritora e professora da UFMG, Lucia Castello Branco.

Inspirada no livro de poemas Algo Antigo, lançado por Antunes em março deste ano, a conversa passará por cinco caminhos componentes da trajetória do artista: o modernismo, o concretismo, o tropicalismo, Titãs e Tribalistas.

“O propósito é recuperar os trabalhos poéticos de Arnaldo e mostrar como as suas intervenções no campo das artes plásticas, na dança, suas performances e seus poemas visuais se relacionam com as ‘Escutas e Vozes dos Brasis’, tema do Festival de Inverno UFMG deste ano”, afirma Lucia.

:: Saiba quais são as produções de rádio do BdF MG e como escutar ::

O evento

Filmes, exposições, playlists musicais e oficinas também fazem parte da grade do evento, que reúne artistas e pensadores indígenas, negras, negros, dos saberes tradicionais e de diferentes áreas do conhecimento.

A programação completa está disponível em www.ufmg.br/festivaldeinverno.

Acompanhe o Festival de Inverno UFMG

No Instagram: festival_ufmg

No Facebook: festivalufmg

No Twitter: @festivalufmg

Edição: Rafaella Dotta