Pernambuco

RÁDIO

De onde vem a fome? O Prosa e Fato explica porque Brasil voltou ao mapa da fome

Insegurança alimentar e a fome no Brasil retornaram aos patamares próximos aos de 2004, aponta estudo

Brasil de Fato | Recife (PE) |

Ouça o áudio:

Mais de 116 milhões de pessoas que vivem em situação de insegurança alimentar no país - Divulgação

O crescimento da fome no Brasil é um fato inquestionável: mais de 116 milhões de pessoas que vivem em situação de insegurança alimentar no país, segundo dados da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede Penssan). E com a pandemia, este número só aumenta. Por isso, o tema do mês de agosto das edições do Programa Prosa e Fato é a fome no Brasil.

O Brasil saiu do Mapa da Fome em 2014; mas hoje, com os cortes sofridos pelas políticas públicas no governo Bolsonaro, a pandemia e as crises econômica, política e social, a insegurança alimentar e a fome no Brasil retornaram aos patamares próximos aos de 2004, de acordo com a pesquisa “Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da Covid-19 no Brasil”, elaborada pela Rede Penssan.

Para conversar sobre o tema, convidamos o sociólogo, professor-aposentado da Universidade Federal da Paraíba e presidente do Centro Josué de Castro, Arlindo Soares e  Reginaldo Xavier de Assis, secretário geral do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Pernambuco (Consea/PE)  e coordenação estadual do Fórum de Segurança Alimentar e Aliança da Alimentação Saudável.

O Prosa e Fato é um programa de entrevistas que debate os mais diversos temas a partir de uma visão popular e vai ao ar na Rádio Paulo Freire 820 AM todas as segundas às 12h, na Rádio Brasil de Fato e também nas principais plataformas de streaming, como Spotify e Google Podcasts.

 

Edição: Vanessa Gonzaga