Pernambuco

CINEMA

Curta-metragem gravado em comunidade do Recife é selecionado para exibição no Festival do Rio

“Rosário”, filmado no Morro da Conceição, já integrou festivais em países como Colômbia e Portugal

Brasil de Fato | Recife (PE) |
Filme conta a história de uma feirante que tem o hábito rezar pelas vítimas e suspeitos envolvidos nos crimes da madrugada - Divulgação

O Festival do Rio, um dos maiores da América Latina, teve sua edição de 2020 adiada e, só agora, em agosto, será realizada. A programação do festival conta com a exibição de produções que estrearam no final de 2019, como é o caso do curta-metragem pernambucano Rosário.

Com participação no Panorama Internacional Coisa de Cinema, em Salvador; no Janela Internacional de Cinema, do Recife; na Mostra de Cinema de Tiradentes e festivais internacionais como o Cine Por Los Derechos (Colômbia) e Porto Femme (Portugal), Rosário, curta metragem pernambucano dos diretores Igor Travassos e Juliana Soares, foi selecionado para integrar a programação especial da Premiere Brasil - principal mostra do Festival do Rio - que acontecerá de 5 a 11 de agosto somente no Estação Net Botafogo. 

Devido aos protocolos sanitários vigentes, haverão sessões de exibição presencial com número reduzido de pessoas, mas pare os pernambucanos e pernambucanas que desejam assistir, as sessões online entram em cartaz na plataforma InnSaei.tv no dia da sessão presencial e ficam disponíveis por, no máximo, 48 horas, dentro do limite de exibições de cada produção.

O filme, que foi gravado na feira de Casa Amarela e no Morro da Conceição, conta a história de uma feirante que tem o hábito de ouvir os programas policiais e rezar pelas vítimas e suspeitos envolvidos nos crimes da madrugada. No elenco, o curta traz nomes como Laís Vieira, Okado do Canal, Clebia Sousa e Mohana Uchôa. 

Com elenco e equipe majoritariamente composta por pessoas negras, a produção teve como objetivo democratizar as oportunidades no set, contrariando os modelos tradicionais de equipe empregados no cinema pernambucano. O filme também conta com recursos de acessibilidade comunicacional (audiodescrição, libras e legenda para surdos e ensurdecidos), permitindo que pessoas com deficiência possam acessar o conteúdo.

 

Edição: Vanessa Gonzaga