Rio de Janeiro

DIREITOS

Estudantes ocupam Prefeitura do Rio para exigir passe livre suspenso na pandemia

Movimentos estudantis alegam que escolas voltaram e estágios e pesquisas de universitários não foram interrompidas

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Movimento estudantil
Na sede administrativa da Prefeitura do Rio, estudantes se queixaram por não serem recebidos pelo prefeito Eduardo Paes (PSD) - Reprodução de vídeo/AERJ

Estudantes fizeram nesta terça-feira (10) uma manifestação em um dos salões da sede administrativa da Prefeitura do Rio de Janeiro, na Cidade Nova, zona central da capital, para cobrar a volta do passe livre estudantil no transporte público com o retorno das aulas presenciais em diversas instituições de ensino.

Durante o ato, lideranças de movimentos estudantis se queixaram por estarem reivindicando desde o ano passado, ainda na gestão de Marcelo Crivella (Republicanos), o retorno do bilhete, mas até hoje não terem sido recebidas pelo atual prefeito Eduardo Paes (PSD) nem terem nenhum tipo de retorno ou previsão sobre o direito, que é garantido por lei.

Leia mais: Estudantes voltam às aulas nas escolas municipais do Rio e cartão-alimentação é suspenso

Representantes da Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), da Associação dos Estudantes Secundaristas do Rio (Aerj), da Federação Nacional dos Estudantes em Ensino Técnico (Fenet) e da União Estadual dos Estudantes (UEE) disseram que estão há um ano e cinco meses fazendo ações e abaixo-assinados.

"Diversos estudantes já estão tendo aula, estágios, pesquisa e extensão e mesmo assim continuam sem ter seu direito garantido.
Estamos aqui também cobrando pautas dos secundaristas como o retorno presencial com segurança, Passe livre no final de semana, vacinação garantida para os menores de idade e outras pautas de defesa dos estudantes", reivindicaram os estudantes, no ato.

Leia também: Armamento da Guarda Municipal volta à pauta da Câmara dos Vereadores do Rio

Ainda segundo os estudantes, o prefeito não liberou o passe livre por conta do interesse de empresários do setor de ônibus que pressionam pelo fim do direito de transporte gratuito para estudantes universitários do Rio. 

Na semana passada, a Secretaria Estadual de Educação (SES) anunciou o retorno das aulas presenciais nas escolas da rede estadual em diversos municípios. A disseminação da variante Delta do novo coronavírus, contudo, fez a Secretaria suspender as aulas presenciais até a próxima sexta-feira (13) na capital e em mais 35 municípios. 

Edição: Eduardo Miranda