SERTÃO

Vozes Populares | Você sabia que uma usina nuclear pode ser instalada em Pernambuco?

Projeto preocupa dezenas de comunidades tradicionais em Itacuruba, que se mobilizam contra a ação

Ouça o áudio:

Sob protestos, Itacuruba foi escolhida como local para construção da Central Nuclear do Nordeste - João Zinclar
"Essa vazão de água vai prejudicar e muito um processo de um rio que já está degradado"

Você sabia que existe um projeto de construção de uma usina nuclear no sertão de Pernambuco? Sem diálogo com a população e sob protestos, a instalação de seis reatores já é uma ameaça real para dezenas de comunidades tradicionais no município de Itacuruba, no sertão de Pernambuco, que possui cerca de 5 mil habitantes. 

Atualmente, estão na região e nos arredores seis povos indígenas e onze comunidades quilombolas, dentre outras formas de organização social. Essas comunidades temem que possam perder, mais uma vez, seu território para os interesses do capitalismo. Isso porque não é a primeira vez que algo assim acontece. 

Em 1988, ainda durante o regime militar, a cidade foi inundada para a construção da Usina Hidrelétrica de Itaparica. As promessas eram desenvolvimento social e econômico, mas as consequências foram o deslocamento forçado dos moradores e um atentado contra a fauna e flora local. 

Esta edição do Vozes Populares conversou com Libânio Francisco, educador popular, comunicador social, pesquisador e diretor presidente do Instituto Cultural Raízes, sobre os impactos negativos do projeto da usina nuclear. Em primeiro lugar, o educador cita o impacto ambiental. "A água a ser utilizada para o resfriamento dos reatores teria que sair do Rio São Francisco. Então essa vazão de água vai prejudicar e muito um processo de um rio que já está degradado", afirma. Ouça o programete completo para saber mais.

O Vozes Populares é um programete semanal gravado com média de 5 minutos de duração e traz análises de movimentos populares sobre temas como cidadania, direitos humanos, política, feminismo e assuntos da conjuntura política brasileira. Confira outras edições em nosso site.

Edição: Vanessa Gonzaga