Ceará

Agroecologia

Feira Estadual de Agroecologia e Socioeconomia Solidária acontece hoje (27) em Itapipoca

Evento acontece no Parque de Exposições e contará com o lançamento da V Exposição Fotográfica das Juventudes

Brasil de Fato | Fortaleza (CE) |
Todos os alimentos da Feira são livres de agrotóxicos e venenos. - Foto: Cetra

Hoje (27), a partir das 15h, acontece no município de Itapipoca – CE, a Feira Estadual de Agroecologia e Socioeconomia Solidária. O Evento será realizado no Largo de São Francisco com uma programação que contará com o lançamento da V Exposição Fotográfica das Juventudes, resultado do Concurso de Fotografia “Juventudes: no quintal da tua casa tem cultura alimentar”, realizado pelo Centro de Estudos do Trabalho e de Assessoria ao Trabalhador e à Trabalhadora (Cetra) e apresentações culturais do grupo Balanço do Coqueiro, Orlângelo Leal e do Grupo Mix.

Flávia Cavalcante, da coordenação territorial do Vales do Curu e Aracatiaçu, explica que o grande diferencial da Feira é que “os produtos são fresquinhos, que vem direto dos quintais dos agricultores agroecológicos e solidários, que fazem parte da rede de agricultores agroecológicos, não só do território de Itapicoa, do Vales do Curu e Aracatiaçu, mas essa feira traz agricultores do sertão central e de Sobral, fazendo uma grande celebração da agroecologia, da sócioeconomia solidária e da cultura alimentar dos povos do Semiárido”.

Flávia explica que todos os alimentos são livres de veneno e de agrotóxicos. Quem comparecer poderá adquirir produtos como banana, coco, mamão, cheiro verde, feijão, óleo de coco, coloral, e comidas típicas dos territórios como peixe com tapioca, galinha caipira, capote, pato, entre outros. Além desses, também terão produtos artesanais a venda.

A Feira Estadual de Agroecologia e Socioeconomia Solidária é uma realização do Cetra e da Rede de Feiras Agroecológicas e Solidárias do Ceará, com apoio do Manos Unidas e em parceria com a Prefeitura de Itapipoca, Projeto Saberes do Semiárido (Cetra/Fida/AKSAAM), Projeto Paulo Freire (Fida/Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Ceará), Projeto Dom Helder Câmara (Fida/ANATER) e com o Projeto Rede de Feiras Agroecológicas e Solidárias, realizado pelo CETRA em parceria com o Ecoforte, através da Fundação Banco do Brasil, BNDES e Governo Federal.

V Exposição Fotográfica das Juventudes

O lançamento da exposição está prevista para as 16h. A V Exposição Fotográfica das Juventudes é resultado do Concurso de Fotografia “Juventudes: no quintal da tua casa tem cultura alimentar”, lançado pelo Cetra em julho deste ano. Ao todo foram 86 inscrições e os dez selecionados para compor o trabalho foram divulgados no dia 23 de agosto.

Edição: Francisco Barbosa