GRITO DOS EXCLUÍDOS

Vozes Populares | Grito dos Excluídos volta a ocupar as ruas neste 7 de setembro

Saiba qual é o tema da 27ª edição da mobilização e o que está planejado

Ouça o áudio:

Este ano, a ação une forças à Frente Brasil Popular, Povo Sem Medo e comitê Fora Bolsonaro para ampliar a manifestação - Foto: Stefano Figalo/Brasil de Fato
É necessário compreender que só a participação popular pode reverter essa situação de miserabilidade

O dia 7 de setembro ficou nacionalmente conhecido como o dia para lembrar a Independência do Brasil. Mas de que independência se fala? Se por um lado, os livros de história ressaltam a libertação contra os colonizadores europeus, por outro, omite a luta dos povos tradicionais pela verdadeira emancipação colonial. Por isso, em um dia em que desfiles militares tomam conta das ruas no chamado “Dia da Pátria”, surgiu o Grito dos Excluídos para contrapor essa narrativa.

A ideia do Grito dos Excluídos nasceu em 1994, a partir da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Um ano depois, aconteceu a primeira edição, com o lema "A vida em primeiro lugar", carregado até hoje. O objetivo era denunciar as injustiças e as diversas formas de exclusão social, com o protagonismo daqueles que sempre estiveram à margem.

Apesar de ser puxado inicialmente pela Igreja Católica, o Grito é um ato político e envolve atualmente diversas entidades sindicais, movimentos populares e organizações da sociedade civil. Nesta edição do "Vozes Populares", Sandra Gomes de Araújo, da Coordenação do Grito dos Excluídos no Recife e integrante do Movimento dos Trabalhadores Cristãos (MTC), fala sobre o tema de 2021 e porque ele foi escolhido como elemento central. Ouça o programete completo para saber mais.

O Vozes Populares é um programete semanal gravado com média de 5 minutos de duração e traz análises de movimentos populares sobre temas como cidadania, direitos humanos, política, feminismo e assuntos da conjuntura política brasileira. Confira outras edições em nosso site.

Edição: Vanessa Gonzaga