Rio Grande do Sul

SINDICALISMO

CUT-RS realiza 16ª Plenária Estadual em preparação para encontro nacional

Com os temas “Trabalho, Direitos e Democracia”, encontro ocorre de forma virtual nos dias 3 e 4 de setembro

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Slogan da Plenária Estadual neste ano é “Unidos, organizados e mobilizados somos mais fortes” - Divulgação CUT-RS

A 16ª Plenária Estadual da Central Única dos Trabalhadores (CUT-RS) será realizada nesta sexta-feira e sábado, dias 3 e 4 de setembro, de forma virtual através da plataforma Zoom. A abertura será transmitida ao vivo na página da CUT-RS no Facebook.

O encontro, que ocorre uma semana após o aniversário de 38 anos da CUT, conta com a inscrição de 311 delegados e delegadas do campo e da cidade, representando sindicatos filiados, regionais e oposições reconhecidas e acompanhadas, além de observadores e observadoras. O slogan é “Unidos, organizados e mobilizados somos mais fortes” e os temas são “Trabalho, Direitos e Democracia”.

Além de fazer um balanço da atuação da CUT-RS no último período, marcado pela crise econômica dos governos de Jair Bolsonaro (ex-PSL) e Eduardo Leite (PSDB), agravada pela pandemia do coronavírus, haverá avaliação e debates sobre conjuntura. Estarão em pauta a luta pelo Fora Bolsonaro e Leite e suas políticas de retirada de direitos, privatizações, desmonte dos serviços públicos, descaso com a agricultura familiar, ataques à democracia e entrega da soberania nacional.

“Vamos debater também as estratégias organizativas e o plano de lutas para o próximo período, bem como o fortalecimento do projeto CUT com a Comunidade, a fim de avançarmos na unidade e na resistência da classe trabalhadora no enfrentamento à maior destruição de direitos trabalhistas e sociais nos últimos 100 anos”, afirma o presidente da CUT-RS, Amarildo Cenci.

Ao final da plenária estadual, serão eleitos os delegados e as delegadas que representarão o Rio Grande do Sul na 16ª Plenária Nacional da CUT. Denominada “João Felício e Kjeld Jakobsen” como homenagem a dois ex-presidentes recentemente falecidos, o encontro nacional ocorrerá de 21 a 24 de outubro, também de forma online.

Programação

Sexta – 3 de setembro

18h30 – Recepção de delegados, delegadas e observadores na sala do aplicativo Zoom

19h – Abertura da Plenária   

Mesa: Conjuntura brasileira – perspectivas e desafios

Debates

Aprovação do Regimento Interno

21h30 – Encerramento do primeiro dia

Sábado – 4 de setembro

8h – Reabertura da sala no aplicativo Zoom

9h – Balanço da atuação da CUT-RS no período

Debate: Fora Bolsonaro, Leite e suas políticas

Estratégia Organizativa da CUT-RS para o período

Projeto CUT com a comunidade

Planos de lutas

12h30 – Eleição de delegados e delegadas para a 16ª Plenária Nacional

13h – Encerramento 


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Marcelo Ferreira