Paraná

Política

Movimentos, entidades e políticos entregam “carta pela vida” do vereador Renato Freitas

Endereçada ao prefeito Rafael Greca, documento pede fim de violência por parte da Guarda Municipal de Curitiba

Curitiba (PR) |
Carta também aponta racismo estrutural das forças de segurança e sugere mudança na formação de policiais - Foto: Giorgia Prates

Em carta aberta ao prefeito de Curitiba, Rafael Greca (DEM), mais de 180 pessoas e entidades ligadas aos movimentos populares, sindicais, à universidade e à política pediram que sejam tomadas medidas para que pare a perseguição ao vereador Renato Freitas (PT) por parte das polícias, entre elas a Guarda Civil Municipal da capital paranaense.

Entre outras ocorrências, Renato foi preso duas vezes este ano, em junho e julho, a mais recente delas, com violência, pela Guarda Municipal, quando fazia a convocação para um ato anti-Bolsonaro no centro de Curitiba.

No documento entregue ao secretário de Defesa Social e Trânsito da prefeitura, Péricles de Matos, na terça (30), é feito paralelo entre a situação de Renato e a de Marielle Franco, que acabou assassinada.

“Se o senhor (prefeito) não tomar providências urgentes, o que estamos alertando acabará por acontecer. [...] Lembramos aqui o assassinato da vereadora negra do Rio de Janeiro Marielle Franco, até hoje sem indicação dos mandantes. Não queremos que o mesmo venha a acontecer com o vereador Renato Freitas”, afirma o documento.

Lembrando o racismo estrutural das forças de segurança brasileiras, a carta sugere também mudança na formação de policiais. “Recomendamos que o processo de formação da Guarda Municipal inclua, urgentemente, o estudo das relações raciais e que se fomente a tomada de consciência daquela corporação. Racismo é crime!”.

Os organizadores pretendiam entregar a carta ao prefeito, que não marcou a reunião, intermediada pela vereadora Josete (PT). O secretário recebeu o documento e, segundo relato de participantes da reunião, comprometeu-se a marcar uma série de encontros para tratar de uma “agenda positiva” para a atuação e a formação da Guarda Municipal.

“A reunião foi positiva, principalmente por propor encontros periódicos para discutir a atuação e formação da Guarda e a situação do Renato”, aponta mestre Nivaldo S. Arruda, presidente da Associação Cultural de Negritude e Ação Popular do Paraná. “Mas precisamos ver se cumpre, pois na visão do prefeito sobre Curitiba, os negros e as pessoas que moram nas periferias não fazem parte”, diz. 

Edição: Lia Bianchini