Pernambuco

COVID-19

Terminal Integrado de Passageiros (TIP) de Recife terá posto de testagem em massa

Iniciativa faz parte do TestaPE e funcionará de domingo a domingo, das 8h às 16h

Brasil de Fato | Recife (PE) |
A proposta é testar tanto os passageiros de embarque e desembarque dos ônibus intermunicipais e interestaduais, assim como os próprios funcionários do TIP - Helia Scheppa

O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), colocará em funcionamento a partir desta quinta (02) um posto de testagem em massa para detecção de casos da Covid-19 no TIP (Terminal Integrado de Passageiros), na Várzea, Zona Oeste do Recife.

 A iniciativa faz parte da estratégia do TestaPE, programa de testagem da população em locais com grande circulação de pessoas. A estação funcionará de domingo a domingo, das 8h às 16h. A proposta é testar tanto os transeuntes que passam pelo local, no embarque e desembarque dos coletivos intermunicipais e interestaduais, assim como os próprios funcionários do TIP.

"Implementar a estratégia do TestaPE no TIP, um importante centro de deslocamento de pessoas, é possibilitar o acesso à testagem rápida da Covid-19 para a população em locais mais viáveis, por onde elas já estejam passando, facilitando a intervenção e ampliando o monitoramento do novo coronavírus em Pernambuco", ressalta o secretário estadual de Saúde, André Longo.

O passageiro que realizar o teste já sai do local com o laudo do exame, que fica pronto em cerca de 20 minutos. Uma parte dos casos positivos também pode passar por coleta de RT-PCR para submeter a amostra, se possível, ao sequenciamento genético para identificação de variantes. Os casos positivos também são orientados quanto ao isolamento que deve ser cumprido.

O teste rápido é feito com a coleta de material biológico da nasofaringe do paciente, com swab nasal. A diferença é que o resultado, ao contrário do RT-PCR,que é o teste mais conhecido, sai em menos de uma hora. Também não é preciso levar ao laboratório ou utilizar equipamentos complexos para saber o resultado. A indicação é que o exame seja feito entre o terceiro e o sétimo dia de sintomas, podendo ser feito até o décimo dia. Assim como os testes moleculares de RT-PCR, o de antígeno também detecta a doença em sua fase aguda, quando a infecção está ativa e há maior risco de transmissão.

Além dos locais de grande circulação de pessoas, o TestaPE oferta os testes rápidos de antígeno em outros dois eixos: na porta de entrada das unidades básicas de saúde, policlínicas e as Unidades de Pronto Atendimento (UPA); e nos serviços do setor público e privado, através de parcerias com instituições do terceiro setor. Além do Recife, o programa entrará em funcionamento nos outros municípios pernambucanos, que articularão suas estratégias de testagem.

 

Edição: Vanessa Gonzaga