Pernambuco

100 ANOS DE FREIRE

Ato político-cultural no Armazém do Campo em Recife comemora centenário de Paulo Freire

Atividade valoriza as expressões da educação popular inspiradas no legado de Freire; confira a programação

Brasil de Fato | Recife (PE) |
A festividade está prevista para iniciar às  9h, em frente ao Armazém do Campo, localizado na Avenida Martins de Barros, no bairro Santo Antônio - Armazém do Campo

Neste domingo (19), um ato político-cultural no Recife comemora o Centenário de Paulo Freire - considerado uma das maiores referências da educação do mundo.  A festividade está prevista para iniciar às  9h, em frente ao Armazém do Campo, localizado na Avenida Martins de Barros, 387, no bairro Santo Antônio. Na ocasião, os participantes seguirão em cortejo até o Marco Zero.

Lá, grupos de maracatus, cordelistas, religiosos e artistas se apresentarão encerrando com uma ciranda. A iniciativa tem como objetivo realizar um ato de expressões da educação popular com diversos sujeitos sociais que têm se inspirado no legado de Freire.

O evento é uma realização da Campanha Latinoamericana e Caribenha em Defesa do Legado de Paulo Freire, que reúne dezenas de organizações sindicais, movimentos populares e organizações não governamentais, que destaca que em diversos lugares do País e do mundo estarão homenageando esse educador. “Milhares de manifestações serão realizadas no mundo todo, como forma de celebrar a sua memória e defender o seu legado. Apesar das limitações impostas pela pandemia e seus devidos e necessários cuidados, iremos organizar formas para celebrar, comemorar e festejar, bem como, alimentar e renovar o nosso compromisso em defesa de suas ideias e práticas em defesa da democracia", afirma um trecho do manifesto lançado pela campanha. Confira a agenda de atividades: 

Programação:

9:00  - Acolhimento com um café da manhã com Paulo Freire, através do Mesão em frente ao Armazém do Campo/ Recife. 

9:30  - Ato político: apresentação e saudação informal

10:00 - Distribuição de flores e cartões com frases de Paulo Freire

11:00 - Cortejo até o Marco Zero com movimentos populares, os maracatus Ogum Onerê da Várzea e Linda Flor do Ibura e o Grupo Pé no Chão

Edição: Vanessa Gonzaga