Pernambuco

AGENDA CULTURAL

Sediada no sertão pernambucano, II Mostra Pankararu de Música acontece a partir de sexta (24)

A programação conta com atividades com Ailton Krenak e apresentações de Mateus Aleluia e Djuena Tikuna

Brasil de Fato | Recife (PE) |
A mostra nasce com o intuito de promover ao público uma vivência plural a partir dos diálogos e convergências, da troca e da ecologia de saberes - Divulgação

Acontece, entre os dias 24 e 26 de setembro de 2021, a II Mostra Pankararu de Música na Aldeia Indígena Bem Querer, próxima à cidade de Jatobá, no Sertão pernambucano. O evento é uma iniciativa Pankararu, conduzida por Gean Ramos, músico e produtor cultural indígena, que visa a proteção e valorização do patrimônio cultural material e imaterial dos povos originários. 

O tema da edição é “Reflorestamento”, o que abrange a biodiversidade e as subjetividades do povo Pankararu. A mostra será realizada de maneira online no canal do YouTube com a exibição de filmes com foco nas narrativas e existências dos/as detentores/as da ciência e do canto tradicional Pankararu, rodas de conversas, rituais pankararu, além de espetáculos musicais e de dança. 

Para Gean, “a Mostra é para falar de música mas não necessariamente do fazer música. Para nós o Canto, o Toante, o Toré ou a música, está intrínseca a todas as nossas ações, em todos os segmentos. No fim, o cantar é só uma celebração, porque todo processo que a gente vive tem música”. 

Entre a programação alguns destaques são a roda de conversa “O Mundo que Enfrentamos Hoje", que conta com a participação de Ailton Krenak e Elisa Urbano, além dos espetáculos FYKYA, de Leo Pankararu, e Dança do Buzzo, dança e celebração de tradição Pankararu. Confira a programação completa:

 

Programação II Mostra Pankararu de Música 

Sexta-feira, 24 de Setembro: 

20h - Exibição da primeira parte da web série “O Canto Pankararu” 20h40 - Shows: 

- Cassia Monteiro Pankararu 

- Brisa Flow 

- Fykya Pankararu 

21h30 - Encerramento 

Sábado, 25 de Setembro: 

20h - Exibição da segunda e última parte da web série “O Canto Pankararu” 20h40 - Shows:

- Edinho Buzzo Pankararu 

- Djuena Tikuna 

- Mãe Dora 

21h30 - Encerramento 

Domingo, 26 de Setembro: 

20h - Abertura Fernando Atiã 

- Roda de conversa entre Elisa Urbano e Ailton Krenak 

20h40 - Shows 

- Mateus Aleluia e Gean Ramos

Edição: Vanessa Gonzaga