Pernambuco

COLUNA DOS CLUBES

Coluna Coral | "Futebol vencedor? É só com o Pró Santa!"

Rebaixamento do Santa Cruz é o encerramento de um longo processo de desorganização do clube pela gestão de Mário Godoy

Brasil de Fato | Recife (PE) |
Gestão Godoy foi marcada pela truculência e desentendimentos com a torcida, que chegou a fazer até protestos contra decisões da presidência - Antonio Melcop

Demorou um pouco mas estou aqui de volta, dessa vez para enfim, falar do rebaixamento do Santa Cruz em 2021. A frase título dessa coluna foi dita pelo então ex-presidente do conselho deliberativo do clube Mário Godoy em meados de janeiro desse ano, um pouco antes do Pró Santa, a chapa vencedora das últimas eleições do Santa, assumir o clube, fato consumado em fevereiro desse ano. Não estive presente de corpo no dia do resultado da eleição, mas meu coração internamente juntava-se àquela massa coral que tomou conta da Avenida Beberibe naquela noite. Um coração que como tantos outros pulsava com esperança de dias melhores para o clube do povo de Pernambuco.

Hoje estamos no mês de Setembro e o Santa foi rebaixado mais uma vez para a série D do campeonato Brasileiro. A frase é essa mesmo. Numa tacada só. Mesmo caminho em que já estivemos há 10 anos atrás. Naquela época eu era uma jovem de 19 anos que almejava transgressões na vida. Fui a vários jogos, inclusive em outros estados. No final daquele ano ao subirmos de divisão achei que nada seria capaz de nos levar outra vez a esse lugar. Aquilo não nos pertencia mais. Enganei-me.

Todavia é necessário dizer que não fomos rebaixados naquele jogo contra o Altos. Fomos rebaixados lá no início da gestão quando vieram mais de 40 contratações, a grande maioria delas com poucos ou nenhum critério, destaco: Julinho, Adriano Michael Jackson, Elicarlos, Digão... entre tantas outras decepções totalmente evitáveis. O Santa foi rebaixado quando o perfil oficial do Clube batia boca com torcedores no Twitter, o santa foi rebaixado quando no mês de março veicularam um vídeo do ex-técnico Alexandre Gallo detonando a preparação dos atletas e a estrutura do clube. 


Fomos rebaixados quando o Pró Santa falava apenas da “maldita herança” herdada, e não se atentava ao momento presente. Fomos rebaixados por causa de uma eterna transferência de responsabilidades entre os cargos ocupados por pessoas apenas de “de confiança” entre eles.

Fomos rebaixados quando foi disparado um tiro pelo segurança particular pelo ex-vice presidente do executivo André Frutuoso, num protesto pacífico de torcedores dentro do Arruda. Com o intuito de “dispersar os torcedores”. Fomos rebaixados quando o clube não prestou devida homenagem pelo falecimento de seu Mathias, o torcedor mais velho que o clube, que escolheu ama-lo porque os clubes rivais da época não aceitavam torcedores de pele negra. Fomos rebaixados quando um conselheiro eleito vem a público defender a ditadura militar, fazendo piadas com o sofrimento de várias famílias, desconhecendo por completo a história de um clube agregador e inclusor. Fomos rebaixados quando o Pró Santa decidiu brincar com o sentimento de uma nação com promessas de transparência, aprovação do estatuto e discursos falaciosos. Fomos rebaixados pela ausência de humildade quando se mais precisou de ajuda. 

Não acho que Joaquim Bezerra e sua trupe depois de tudo isso devem ser esquecidos. Pelo contrário, devem ser lembrados como quem levou o clube aos porões do futebol mais uma vez. Não podemos esquecer o que aconteceu com Santa Cruz em 2021.  Não consigo enxergar um outro caminho no clube que não seja a renúncia de Joaquim. Conseguiremos? Não sei.  Infelizmente não tivemos um futebol vencedor, Mário, prometido por vocês, pelo contrário, regredimos em todos os aspectos.

Pró Santa, esse rebaixamento é de vocês.

*Thammy é torcedora do Santa Cruz

Edição: Vanessa Gonzaga