Rio Grande do Sul

Memória

São Leopoldo realiza ato alusivo aos 49 anos da morte de João Carlos Haas Sobrinho

Promovido pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos, ato acontece nesta quinta-feira (30) em formato híbrido

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Criado em São Leopoldo, João Carlos Haas Sobrinho é nome lembrado em ruas de sua cidade natal - Arquivo pessoal

A Secretaria Municipal de Direitos Humanos (SEDHU), da cidade de São Leopoldo realiza, nesta quinta-feira (30), às 15h, na Câmara de Vereadores, o ato #Dr.JUCA VIVE: alusivo aos 49 anos da morte de João Carlos Haas Sobrinho, na Guerrilha do Araguaia. Em formato híbrido, terá acesso limitado presencialmente, respeitando as normas de prevenção da covid-19, e transmissão ao vivo pela página oficial da Câmara São Leopoldo no Facebook

De acordo com registros do Exército Brasileiro, Dr. Juca foi morto em 1972 por militares. É considerado desaparecido político por seus restos mortais não terem sido devolvidos para a família, o que não permitiu seu sepultamento até os dias de hoje.  

Conforme salienta a secretária Paulete Souto, João Haas foi vítima da perseguição às pessoas identificadas como opositoras à ditadura militar entre 1964 a 1985. “A preservação da memória do Dr. Juca serve como marco de resistência em momentos onde os ataques às instituições democráticas trazem as lembranças daquele período da história brasileira. É preciso criar consciência, lembrando do nosso passado, não tão distante, para que possamos celebrar e consolidar a Democracia”, afirma.

Participam como painelistas a irmã do médico leopoldense, Sônia Haas, que integra o Grupo Tortura Nunca Mais da Bahia e o Movimento Vozes do Silêncio, e o professor, sociólogo, cientista político e militante do PCdoB, João Ives Doti Junior. Durante o ato, também será realizado o pré-lançamento do projeto da revista “Dr. Araguaia” com a participação do ilustrador Diego Moreira, idealizador do projeto que conta a trajetória de João Carlos Haas Sobrinho em quadrinhos. 


Projeto segue com vakinha online / Reprodução

O ato reunirá autoridades do governo municipal, Câmara de Vereadores e de organizações da sociedade civil, entre elas a representante da Associação dos Defensores Públicos do Estado do Rio Grande do Sul (ADPERGS), Cristiaine Johann, e o presidente da União Estadual dos Estudantes (UEE), Airton Silva.

São Leopoldo tem um busto do médico João Carlos Haas Sobrinho instalado pela administração municipal no Largo da Prefeitura em 2012. 


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Marcelo Ferreira