Distrito Federal

Covid-19

Vacinação para adolescentes de 12 anos começa hoje (28) no DF

Dose de reforço para idosos acima de 80 anos também estará disponível

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
No DF, 39,31% da população está com a imunização completa (duas doses ou dose única) - Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

A partir desta terça-feira (28), adolescentes a partir dos 12 anos já podem se vacinar no Distrito Federal. A ampliação do público alvo foi possível após a chegada prevista de 28.080 doses de imunizantes da Pfizer. Apenas a vacina deste fabricante tem autorização, no Brasil, para ser aplicada em jovens de 12 a 17 anos. A estimativa é que vivam 41.211 jovens nessa faixa etária na capital do país, segundo dados da Secretaria de Saúde do DF (SES-DF).

Com a ampliação da idade, a campanha de vacinação do DF atinge a última faixa etária que pode receber vacina no Brasil. Menores de 12 anos ainda não têm autorização oficial para serem imunizados contra a covid-19 no país. Os pontos de vacinação podem ser consultados pela página da SES-DF

Também na terça, começa a aplicação da dose de reforço em idosos com 80 anos ou mais que tenham recebido a segunda dose há pelo menos seis meses. Eles deverão receber prioritariamente a vacina da Pfizer ou, na falta dessa, os imunizantes da Janssen ou AstraZeneca. Na semana passada, essa dose de reforço já havia sido disponibilizada para pessoas com 85 anos ou mais, mas houve baixa procura e o Governo do Distrito Federal (GDF) decidiu ampliar o público.  

Em coletiva de imprensa, o secretário de Saúde do DF, general Manoel Pafiadache disse que vai em busca do público que ainda não se vacinou no DF. “Nós vamos atrás de quem ainda não se vacinou e fazer uma série de medidas, juntamente com a subsecretaria de Vigilância à Saúde, para alcançar esse público, seja na área rural, ou criando pontos em locais específicos, como na rodoviária”, anunciou o general. Ainda segundo ele, as medidas têm como objetivo alcançar pelo menos 90% da população vacinada na capital federal. “Isso é o mínimo. O ideal é que alcancemos 100%”, projetou.

Quem também pode receber o reforço são as pessoas com alto grau de imunossupressão, que incluem doenças renais, câncer, entre outras enfermidades mais graves. Das quase 12 mil vagas abertas para esse público, apenas 4.353 haviam sido preenchidas até por volta de 15h de segunda-feira (27), segundo o GDF. Esse público pode receber a dose de reforço desde que a pessoa tenha recebido a segunda dose ou dose única há pelo menos 28 dias. É  necessário agendar a vacinação no site e escolher data, local e horário.

No comprovante de agendamento o paciente será informado se há necessidade, ou não, de apresentar relatório médico. A informação ficará disponível no cabeçalho do comprovante. Quem tiver dificuldade em agendar pode acionar a Ouvidoria por meio do site ou se dirigir à UBS mais próxima. Caso haja inconsistências no cadastro, basta fazer alteração no mesmo site. 

Transmissão

O índice RT diário que mede a taxa de transmissão da covid-19 no Distrito Federal está em 0,90 nesta segunda-feira (27), informou a Secretaria de Saúde. Isso quer dizer que a cada 100 pessoas infectadas com o novo coronavírus transmitem a covid-19 para outras 90. Há 7 dias, o RT estava em 1.06. A pandemia só pode ser considerada controlada quando esse índice fica abaixo de 1 ao longo de pelos menos algumas semanas seguidas, de forma estável. 
 
Os dados foram apresentados pela secretária adjunta de Assistência à Saúde, Raquel Beviláqua, que também destacou a situação dos leitos de UTI e com suporte de ventilação mecânica para atender os pacientes com covid-19.

“Tivemos um aumento em torno dos casos ativos de covid-19, o que refletiu num pequeno aumento na taxa de ocupação dos leitos. Leitos de UTI covid, a ocupação está em 64,71% e leitos com suporte ventilatório pulmonar, com 58,67% e leitos de UTI gerais na rede com 90,85%”, informou a Secretária. 

No final da tarde, 17 pacientes com covid-19 aguardavam internação em UTI e oito já haviam sido direcionados a uma vaga. Os demais estão em processo de direcionamento. A Secretária destacou que há leitos disponíveis para atender a esses pacientes que aguardam direcionamento.

Vacinação 

Até a noite de segunda, um total de 2.176.041 milhões de pessoas havia recebido pelo menos uma dose de vacina contra a covid-19 no DF, totalizando 71,29% da população. 

A imunização completa (duas doses ou dose única) foi aplicada em 1.200.065 pessoas, o que representa 39,31% do público-geral.

Para receber nossas matérias diretamente no seu celular clique aqui.

Edição: Flávia Quirino