VIOLÊNCIA

Motorista atropela e arrasta manifestante por 100 metros em ato contra Bolsonaro no Recife (PE)

Motorista negou socorro; manifestantes afirmam ter visto ele sacando uma arma durante a discussão

Brasil de Fato | Recife (PE) |
A vítima tentava acalmar o motorista, que a arrastou e atropelou sem prestar socorro - Rani de Mendonça/Brasil de Fato PE

Uma manifestante foi atropelada no centro do Recife (PE) no fim da manhã deste sábado (02) durante o ato "Fora, Bolsonaro". A vítimaestava na comissão que garantia o diálogo entre os condutores e o manifestantes. Um condutor, que queria furar o bloqueio, começou a confusão, segundo Leonardo França, que presenciou a cena: “Ele arrastou, todo mundo pediu para parar, mas ele não parou. Ele correu mais de 100 metros com a menina pendurada no carro. Ele freou, a menina caiu e ele passou por cima”, afirma. 

Alguns manifestantes afirmam que o motorista chegou a sacar uma arma durante a confusão enquanto a vítima pedia calma. A vítima ficou ferida em diversas partes do corpo, incluindo a cabeça, mas foi socorrida no local e encaminhada para o Real Hospital Português.

:: Minuto a minuto | Brasileiros saem às ruas contra Bolsonaro, em defesa da vida e da democracia ::

Repúdio

As organizações políticas que coordenaram as manifestações deste sábado estão se manifestando em repúdio ao caso. Paulo Mansan, dirigente estadual do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) afirmou que o acontecido "é o cúmulo do absurdo e da intolerância. Nós não podemos normalizar o que presenciamos hoje. Estávamos em um ato democrático, já dispersando. Nada justifica essa violência". 

:: Seis cidades pernambucanas têm atos pelo impeachment de Bolsonaro neste sábado ::

A vereadora do Recife Dani Portela repudiou o acontecimento e declarou que acionou as autoridades competentes "Foi doloso, intencional, ele quis fazer. Isso fere o direito a manifestação e a democracia, ter um ato grande que acaba com uma violência dessa. Entramos em contato com a Secretaria da Mulher do Estado e com o Secretário de Segurança. É preciso cobrar das autoridades a agilidade para que ele seja preso em flagrante delito. Isso tem que acontecer hoje. Por nós, pela democracia, pelo Brasil. Para que isso não se repita", conclui.

No Recife o protesto teve início com uma concentração às 10h, na Praça do Derby. A saída em caminhada seguiu pela avenida Conde da Boa Vista e se encerrou na Ponte Duarte Coelho. 

 

Fonte: BdF Pernambuco

Edição: Monyse Ravena